Ana Amélia Ritt

10ª edição da Feira de Ciências da Univates é transferida para 2021

Postado as 23/07/2020 08:21:27

Por Vinícius Mallmann

Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a comissão organizadora da 10ª Feira de Ciências e da 3ª Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), transferir a edição deste ano para 2021.

Conforme a coordenadora da Feira, professora Jane Herber, a medida foi tomada por conta das circunstâncias geradas pela pandemia, que afetam a preparação dos estudantes da Educação Básica, tanto da rede pública quanto da particular. “Entendemos que a realização de uma feira na modalidade presencial, como estamos habituados, seria prejudicada, tendo em vista as questões que envolvem a pandemia e os protocolos de distanciamento social em nível estadual. É de nosso conhecimento que algumas escolas, mesmo com aulas remotas, optaram por cancelar as atividades relacionadas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa neste ano”, salienta.

A Feira de Ciências Univates - Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares está vinculada ao projeto de extensão “Feira de Ciências, Pesquisa e Inovação”, que oferta oficinas e disponibiliza materiais para as escolas de Educação Básica da região do Vale do Taquari. Durante a pandemia, estão sendo realizadas oficinas on-line para a escrita de projetos, atividades experimentais e a disponibilização de roteiros de estudos para estudantes da Educação Básica. A ação está sendo realizada com a parceria do projeto de extensão “Aplicativos Computacionais”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail feiradeciencias@univates.br.