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Iniciativas de professores da Univates adaptam aulas presenciais para o ambiente virtual

Postado as 24/07/2020 14:19:58

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wentd

 

Desde 17 de março o Google Meet passou a ser a sala de aula na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A virtualização das aulas presenciais demandou adaptação de toda a comunidade acadêmica ao longo dos últimos meses. O dia 13 de julho marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre na Instituição. 

Os desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe seguirão no segundo semestre deste ano, que inicia na próxima segunda, 27. Assim como vinha acontecendo desde março, as aulas dos componentes curriculares teóricos serão virtualizadas. Já as atividades práticas serão realizadas presencialmente desde o início do semestre, respeitando o protocolo de acesso e permanência no campus

 

Em meio à pandemia ao longo dos meses de março, abril, maio, junho e julho surgiram iniciativas de docentes para promover o engajamento e aprendizado dos estudantes.

CCHS

No Centro de Ciências Humanas e Sociais os professores Junior Roberto Willig e Niqueli Streck Machado, dos cursos de Direito e Pedagogia, respectivamente, incentivaram a participação dos estudantes adotando recursos diferenciados para as aulas.

Nicole Morás

 

Willig destaca que realizou atendimentos virtualizados da Clínica de Atendimento Jurídico-Empresarial do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) com os estudantes da disciplina de Direito Empresarial I. “Foi a primeira vez que realizei os atendimentos com uma turma e, mesmo virtual, deu certo. A disciplina foi uma experiência muito importante de aproximação da teoria com a prática e os estudantes tiveram ótimos resultados com a experiência”, comenta.

 

A professora Niqueli diz que, além dos fóruns de estudo para as aulas, organizou murais coletivos no Ambiente Virtual das disciplinas que ministra. “Os estudantes anotam palavras, frases, e, então, apresento estes padlets na tela e lemos, coletivamente, como um grande quadro com as anotações e ideias de todos”, explica ela. Além dessa iniciativa, ela e os estudantes assistiram a documentários pelo Google Meet e, também, à fala de convidados que ela chamou para a participação nas aulas. “Além disso, em alguns momentos, para explicar conceitos mais complexos, gravei vídeos pelo Loom e postei no Youtube, para que em algum momento da aula os estudantes os assistissem. Esses vídeos permitem a eles pausa para fazer anotações”. 

CCBS

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, as professoras Lydia Chrismann Espíndola Koetz e Suzana Feldens Schwertner também relatam iniciativas.

No caso da disciplina de Entrevista Psicológica do curso de Psicologia, a professora Suzana buscou alternativas para uma atividade final que aconteceria na Sala dos Espelhos, na Clínica Universitária Regional de Educação em Saúde (Cures). Cada grupo recebeu um contexto específico dentre os estudados na disciplina — entrevista de seleção e de desligamento em empresa, entrevista motivacional, entrevista para obtenção de carteira de motorista, entrevista com pais em escola, entrevista com estudante em escola, entrevista jurídica, para pais candidatos à adoção — e, conforme os estudos realizados ao longo do semestre, os estudantes organizaram um roteiro apresentando o papel do psicólogo nas diferentes situações.

Bruna Alves

“Como não pudemos estar juntos presencialmente, cada grupo fez a entrevista pelo Google Meet, formando a dupla psicóloga-entrevistado, gravando a entrevista (cada um na sua casa) e depois apresentando aos colegas no período da aula. Para cada grupo, havia outro grupo que auxiliou a professora a avaliar os itens principais em cada entrevista. A avaliação final foi bem interessante e os grupos alcançaram com êxito os objetivos pretendidos com a atividade”, explica a docente. 

 

Um projeto desenvolvido na disciplina de Vivências em Ambiente e Saúde II, uma disciplina compartilhada do CCBS, envolveu estudantes de todos os cursos da área da Saúde. Essencialmente prática, três turmas ministradas pelos professores Glademir Schwingel, Cátia Viviane Gonçalves e Alice Chaves, adaptaram a metodologia das aulas, coordenados pela professora Lydia Chrismann Espíndola Koetz. 

Cetec

No Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, os professores William Jacobs e Guilherme Cortelini da Rosa contam suas experiências.

Acervo Pessoal

Da Rosa trabalhou com a disciplina de Usinagem Assistida por Computador no curso de Engenharia Mecânica. A disciplina presencial aconteceria em um laboratório de informática e no Laboratório de Usinagem de Comando Numérico Computadorizado (CNC), na estrutura da Univates. Estando ele e os estudantes remotamente, “utilizamos o software CAM (Manufatura Assistida por Computador) disponibilizado para cada aluno em sua casa e, através da plataforma de aplicativos da Univates, uma peça foi usinada de maneira virtual”, explica. 

“Posteriormente os alunos utilizaram um aplicativo que possibilita visualizar a tela do torno igual ao disponível em laboratório, simulando a integração do software CAM com a máquina”. Para que o ciclo fosse completo, os laboratoristas do Prédio 17 da Univates realizaram a gravação da usinagem da mesma peça que os alunos estavam realizando virtualmente para que os estudantes pudessem acompanhar todo o processo. “Com certeza um desafio, pois se trata de uma disciplina que utiliza a prática em software juntamente com a prática nas máquinas. Com o auxílio dos alunos, acredito que tenhamos tido um resultado satisfatório”, diz o docente. 

Acervo Pessoal

“Outra atividade realizada que surtiu muito resultado foi o estudo realizado e apresentado ao final da disciplina por meio de um Project Based Learning”, explica o docente. Os estudantes aplicaram a metodologia e a aprendizagem que desenvolveram na utilização do FlexSim em um projeto que elaboraram em empresas da região do Vale do Taquari e da Serra, em que deveriam, além de aplicar o conhecimento da simulação, aplicar também outras técnicas da Engenharia de Produção. Depois, deveriam analisar os resultados obtidos pelo processo atual e os resultados a serem obtidos no processo com a implementação das melhorias. “Os alunos compreenderam perfeitamente a situação pela qual estamos passando e se esforçaram muito para obtenção da aprendizagem e os recursos de ensino que temos disponíveis na Univates possibilitam que o professor modele os processos de ensino-aprendizagem de sua disciplina conforme sua necessidade”, comenta Jacobs. 

No CEP

No Centro de Educação Profissional a professora Mara Ahlert ministrou as disciplinas de Introdução ao Direito e Teoria do Processo, no curso Técnico em Serviços Jurídicos. Com essas disciplinas ela desenvolveu atividades que envolveram os estudantes por meio da simulação de um tribunal de júri. “O tema escolhido como réu e posto a julgamento foi o isolamento social”, diz Mara.  “Surpreendeu-me que no dia da audiência de julgamento vários alunos estavam vestidos com roupa social como se fossem ao tribunal”, revela. 

No CGO

Na disciplina de Gestão de Custos do Centro de Gestão Organizacional, estudantes realizaram trabalho avaliando os custos de implantação de diferentes modelos de negócios para uma empresa incubada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Todas as atividades foram desenvolvidas de maneira virtualizada. Outras iniciativas nas disciplinas nas áreas da Economia contaram com participações de convidados que enriqueceram as discussões propostas na sala de aula, discutindo com os estudantes temas como economia regional e nacional e mercado financeiro. A utilização de ferramentas como o Google Meet permitiu que encontros virtualizados com convidados de diversos lugares do Brasil e do mundo acontecessem. Por fim, uma atividade com convidados conduzida pelo professor Marlon Dalmoro resultou na produção de um podcast