Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Iniciativas de professores da Univates adaptam aulas presenciais para o ambiente virtual

Por Lucas George Wendt

Postado em 24/07/2020 14:19:58


Compartilhe

Os desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe seguirão no segundo semestre deste ano, que inicia na próxima segunda, 27. Assim como vinha acontecendo desde março, as aulas dos componentes curriculares teóricos serão virtualizadas. Já as atividades práticas serão realizadas presencialmente desde o início do semestre, respeitando o protocolo de acesso e permanência no campus

 

Em meio à pandemia ao longo dos meses de março, abril, maio, junho e julho surgiram iniciativas de docentes para promover o engajamento e aprendizado dos estudantes.

CCHS

No Centro de Ciências Humanas e Sociais os professores Junior Roberto Willig e Niqueli Streck Machado, dos cursos de Direito e Pedagogia, respectivamente, incentivaram a participação dos estudantes adotando recursos diferenciados para as aulas.

 

A professora Niqueli diz que, além dos fóruns de estudo para as aulas, organizou murais coletivos no Ambiente Virtual das disciplinas que ministra. “Os estudantes anotam palavras, frases, e, então, apresento estes padlets na tela e lemos, coletivamente, como um grande quadro com as anotações e ideias de todos”, explica ela. Além dessa iniciativa, ela e os estudantes assistiram a documentários pelo Google Meet e, também, à fala de convidados que ela chamou para a participação nas aulas. “Além disso, em alguns momentos, para explicar conceitos mais complexos, gravei vídeos pelo Loom e postei no Youtube, para que em algum momento da aula os estudantes os assistissem. Esses vídeos permitem a eles pausa para fazer anotações”. 

CCBS

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, as professoras Lydia Chrismann Espíndola Koetz e Suzana Feldens Schwertner também relatam iniciativas.

No caso da disciplina de Entrevista Psicológica do curso de Psicologia, a professora Suzana buscou alternativas para uma atividade final que aconteceria na Sala dos Espelhos, na Clínica Universitária Regional de Educação em Saúde (Cures). Cada grupo recebeu um contexto específico dentre os estudados na disciplina — entrevista de seleção e de desligamento em empresa, entrevista motivacional, entrevista para obtenção de carteira de motorista, entrevista com pais em escola, entrevista com estudante em escola, entrevista jurídica, para pais candidatos à adoção — e, conforme os estudos realizados ao longo do semestre, os estudantes organizaram um roteiro apresentando o papel do psicólogo nas diferentes situações.

 

Um projeto desenvolvido na disciplina de Vivências em Ambiente e Saúde II, uma disciplina compartilhada do CCBS, envolveu estudantes de todos os cursos da área da Saúde. Essencialmente prática, três turmas ministradas pelos professores Glademir Schwingel, Cátia Viviane Gonçalves e Alice Chaves, adaptaram a metodologia das aulas, coordenados pela professora Lydia Chrismann Espíndola Koetz. 

Cetec

No Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, os professores William Jacobs e Guilherme Cortelini da Rosa contam suas experiências.

No CEP

No Centro de Educação Profissional a professora Mara Ahlert ministrou as disciplinas de Introdução ao Direito e Teoria do Processo, no curso Técnico em Serviços Jurídicos. Com essas disciplinas ela desenvolveu atividades que envolveram os estudantes por meio da simulação de um tribunal de júri. “O tema escolhido como réu e posto a julgamento foi o isolamento social”, diz Mara.  “Surpreendeu-me que no dia da audiência de julgamento vários alunos estavam vestidos com roupa social como se fossem ao tribunal”, revela. 

No CGO

Na disciplina de Gestão de Custos do Centro de Gestão Organizacional, estudantes realizaram trabalho avaliando os custos de implantação de diferentes modelos de negócios para uma empresa incubada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Todas as atividades foram desenvolvidas de maneira virtualizada. Outras iniciativas nas disciplinas nas áreas da Economia contaram com participações de convidados que enriqueceram as discussões propostas na sala de aula, discutindo com os estudantes temas como economia regional e nacional e mercado financeiro. A utilização de ferramentas como o Google Meet permitiu que encontros virtualizados com convidados de diversos lugares do Brasil e do mundo acontecessem. Por fim, uma atividade com convidados conduzida pelo professor Marlon Dalmoro resultou na produção de um podcast

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar