Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conteúdo Digital, Estudos

Animais fantásticos, onde habitam e o que fazem: fique por dentro de cinco curiosidades do mundo dos bichos

Por Lais Pontin Matos

Postado em 31/07/2020 15:22:25


Compartilhe

? Se você é curioso a ponto de, por exemplo, ficar analisando todos os insetos que aparecem em sua casa e adora aprender sobre a área da biologia, não deixe de ler o post que preparamos. Nele incluímos cinco curiosidades fantásticas sobre o mundo animal: 

1) ? Por que choras, Michael Phelps?

O animal fantástico: o atum é um peixe do gênero Thunnus.

? Onde habita: amigos do Nemo, da Dory e também da Pequena Sereia, os atuns vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos.

? O que faz: um atum pode nadar até 64 km em um só dia. Esse recorde o Michael Phelps ainda não conseguiu bater, galera!

2) ? Por que choras, Daiane dos Santos?

? O animal fantástico: a pulga é chamada cientificamente de Siphonaptera. Obviamente, se eu fosse estilista, daria um jeito de criar uma coleção de roupas só para poder batizá-la com esse nomezinho chique e excêntrico!

Onde habita: as pulgas vivem como parasitas em aves e mamíferos. E você aí achando que era o único a de vez em quando receber visitinhas indesejadas, tsc, tsc…

? O que faz: você até pode mandar bem fazendo aula de jump na academia, mas jamais (repito: JAMAIS!) terá o mesmo desempenho da pulga, que consegue saltar até 350 vezes sua própria altura.

3) ? Coração de gelo: às vezes ser frio é a única saída

O animal fantástico: o urso-polar é chamado cientificamente de Ursus maritimus.

? Onde habita: os ursos-polares são encontrados em cinco países: Dinamarca (Groenlândia), Noruega (Svalbard), Rússia, Estados Unidos (Alasca) e Canadá. Você também pode vê-los nos comerciais natalinos da Coca-Cola.

O que faz: você sabia que os ursos-polares são mamíferos que não emitem calor detectável? Pois é, meninx! Antes de reclamar que seu crush tem um coraçãozinho de gelo, lembre-se desses bichos...

4) ? O inseto que nunca dorme (e que não mora somente na cidade de Nova York)

O animal fantástico: a abelha é chamada cientificamente de Anthophila.

Onde habita: as abelhas podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Elas vivem socialmente em colmeias e produzem o mel, que às vezes atrapalha sua dieta.

O que faz: as abelhas nunca dormem. Aff, nem preciso dizer que eu e a Bela Adormecida jamais conseguiríamos manter uma relação de amizade com esses insetos. Desconfie de gente que não gosta de tirar uma sonequinha depois do almoço!

5) ? Há dias em que os animais também já acordam vermelhos de raiva

O animal fantástico: o peru selvagem é chamado cientificamente de Meleagris gallopavo. Meleagris o quê? Você pode repetir, por favor?

Onde habita: os perus selvagens vivem em florestas e também podem vaguear por pântanos e pastagens.

O que faz: as cabeças de perus selvagens variam entre o branco, o vermelho e o azul dependendo do humor. Agora, cá entre nós: o que será que deixa os animais estressados ou irritados? Talvez, assim como a gente, eles também tenham boletos para pagar…

? Quer descobrir mais curiosidades sobre o mundo animal?

? Ingressando no curso de Ciências Biológicas (bacharelado ou licenciatura), você irá estudar para se tornar um biólogo. Durante a graduação, que tem duração média de 4 anos, os alunos aprendem conteúdos das áreas de botânica, zoologia, microbiologia, biotecnologia e meio ambiente. Além disso, são preparados para formular estudos, projetos e pesquisas nos diversos ramos da biologia.

Diplomados no curso de licenciatura podem atuar como professores de Ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio.

Você também pode gostar de:

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar