Elise Bozzetto

Laboratório de Análises Clínicas da Univates reforça o combate estadual à pandemia de Covid-19

Postado as 13/08/2020 09:23:32

Por Lucas George Wendt

Desde março, quando chegaram os primeiros testes encomendados pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) realizou mais de 17 mil testes de coronavírus, considerando as diferentes metodologias de testagens que possibilitam identificar o vírus ou as imunoglobulinas relacionadas (reação do nosso corpo à presença do vírus).

Até o momento, já foram atendidas diretamente 40 prefeituras. Outras 100 empresas, cooperativas e frigoríficos do Vale do Taquari e de regiões do entorno estão sendo atendidos para realização de testes PCR, testes rápidos e sorológicos para identificação da Covid-19.

Lucas George Wendt

LAC é no Prédio 16

O LAC se tornou uma estrutura importante no combate à pandemia no Rio Grande do Sul. Com o atendimento às prefeituras e empresas de regiões próximas ao Vale, a ampliação das atividades transforma o LAC em uma estrutura de suporte importante para identificação dos casos de Covid-19 em todo o Estado. Cerca de 45 laboratórios têm contratos ou parcerias para a testagem com a Secretaria de Estadual de Saúde (SES), conforme dados do órgão.

Bruna Laís Alves

Professor Jairo Hoerlle

Para o diretor de Serviços em Saúde da Univates, professor Jairo Hoerlle, a estrutura diferenciada do LAC está sendo essencial para a região. “Com a dedicação de equipamentos direcionados especificamente para a identificação de Covid-19, permitiu-se que a população pudesse dispor de testes, realizados com prazos adequados e expertise científica, atendendo às necessidades do município de Lajeado, do Vale do Taquari e de outras regiões”, explica. “Foram investidos recursos na aquisição de equipamentos e no desenvolvimento de técnicas. O LAC estar próximo da população, com a estrutura adequada e a disponibilização de testes, mostrou-se essencial neste momento de pandemia”.

Rápida ação e destaque nacional

Com o avanço da Covid-19 pelo País, o LAC teve somado à sua estrutura um laboratório de Biologia Molecular, ainda no mês de março, e iniciou a entrega de resultados por PCR a partir de abril, com a validação das atividades pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). O LAC foi um dos primeiros laboratórios do RS a ter seus resultados aceitos pelo Lacen.

A atuação do LAC ganhou destaque nacional durante a pandemia quando o Centro de Pesquisas da Petrobras integrou o espaço a uma rede de laboratórios convidados para realizar testagens de um protocolo de testagem de Covid-19 específico desenvolvido pela empresa, pelo Instituto Senai de Inovação em Química Verde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Histórico

Criado em 2010, o LAC inicialmente esteve voltado às dinâmicas de ensino, como um espaço-escola da Univates à disposição dos estudantes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A partir de 2018, no entanto, o LAC assumiu como uma de suas estratégias a prestação de serviços na área de análises clínicas laboratoriais.

Os testes

São oferecidos às prefeituras, empresas e à comunidade dois tipos de testes no LAC: o PCR, realizado por biologia molecular, para identificação direta do coronavírus; e o teste imunológico, para identificação da presença de imunoglobulinas. Além desses, o LAC realiza diversos testes nas áreas de microbiologia, micologia, hematologia, parasitologia, urinálise, bioquímica e imunologia.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99541-1660 ou pelo telefone (51) 3714-7041. O LAC está instalado na avenida Alberto Müller, 1151, Prédio 16 da Univates.

Logo ods-3