Nicole Morás

Univates lança serviço de gestão inteligente de resíduos

Postado as 11/09/2020 07:57:35

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, a partir dos resultados alcançados por meio de sua gestão inteligente de resíduos, recebeu licença de operação para oferecer à comunidade regional o serviço de gerenciamento de resíduos. Com o objetivo de proporcionar às organizações e à população do Vale do Taquari a destinação correta, a Instituição está inaugurando um novo serviço na área voltado às empresas, administrações públicas e à comunidade, o Ecovates.

A nova frente de atuação reforça o trabalho da Universidade. A licença de operação do Ecovates, expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), licencia a Univates para gerenciar resíduos de outras empresas, prefeituras e comunidade como um todo. 

O engenheiro ambiental Gustavo Antônio Schäfer, coordenador da área de Gestão Ambiental, explica: “Com a licença de operação para triagem e armazenamento de resíduos classe I (perigosos) e classe II (não perigosos), estamos licenciados para realizar o gerenciamento de resíduos para empresas, prefeituras, consultórios, oficinas e diversas outras atividades que geram resíduos e têm dificuldade em destiná-los de forma ambientalmente correta”. 

Nicole Morás

O profissional esclarece que a Univates pode receber os mais diversos tipos de resíduos, das classes I e II, gerados por empresas e pequenos empreendedores. “Em relação aos resíduos classe I, poderão ser recebidos lâmpadas, pilhas e baterias, eletrônicos, filtros, tintas, embalagens contaminadas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), têxteis, medicamentos, efluentes (ácidos/neutros e solventes), além de resíduos de serviços de saúde - infectantes (grupos A e E)”. Em relação aos resíduos classe II, o gerenciamento será de vidros, metais, papéis, papelão, plásticos e resíduos orgânicos. 

O Ecovates está capacitado para coletar, quantificar, armazenar e destinar corretamente esses materiais. “Todos poderão entrar em contato com o Ecovates, identificar o resíduo gerado e solicitar a sua coleta, sabendo que ele será armazenado e destinado de forma adequada seguindo todas as legislações ambientais”, enfatiza o engenheiro ambiental.

As organizações interessadas nos serviços podem contatar a equipe do Ecovates pelo e-mail gestaoambiental@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5577. 

O detalhamento das classes de resíduos e dos objetos que fazem parte de cada classe pode ser conferido aqui

Saiba mais

O gerenciamento dos resíduos realizado pelo Ecovates busca as melhores alternativas para o tratamento e destinação dos resíduos, primando pelas questões ambientais e econômicas relacionadas e garantindo aos clientes do serviço a destinação correta dos resíduos. Algumas das alternativas para destinação dos resíduos são a reciclagem, descontaminação, compostagem, recuperação energética, incineração e coprocessamento.

Com o projeto a Univates também tem o intuito de participar na avaliação do processo de origem do resíduo com as empresas. Quem explica é o gerente de Engenharia e Manutenção, Robledo Goulart Müller. “Nosso objetivo é, ao ser contratado, tentar diminuir a geração de resíduo ainda na origem, trabalhando de forma conjunta com a empresa. Quando quantificarmos e identificarmos os resíduos gerados, vamos propor ações sustentáveis às empresas. Todos ganham com isso”, revela. 

Divulgação