12º Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo será lançado de forma on-line na terça-feira

Postado as 15/09/2020 10:00:22

Por Imprensa da Acil

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado realizam nesta terça-feira (15) o lançamento da 12ª edição do Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo. O evento é a partir das 19h30min.  

Neste ano, as atividades, que normalmente ocorrem na Univates, serão totalmente on-line. Além de participar da Comissão Organizadora do evento, em 2020 a Instituição está apoiando tecnicamente a transmissão da live da 11ª Jornada Técnica Ambiental, que acontece no dia 30 de setembro. 

A transmissão do lançamento do 12º Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo será pelos perfis no Instagram da Acil – @acil_lajeado – e da UPV Lajeado – @ parceirosvoluntarioslajeado. Participam do evento a coordenadora da unidade de Lajeado, Gilmara Scapini, e o coordenador do Viva o Taquari Vivo, Gilberto Soares.

A programação do seminário conta com oficinas pedagógicas e socioambientais que serão realizadas por meio do Google Meet. Além disso, a 12ª edição conta com material de apoio em forma de vídeo e a Cartilha Ambiental Viva o Taquari Vivo, atualizada neste ano. O material pode ser utilizado por alunos e professores de ensino fundamental e médio para estimular a pesquisa em sala de aula.

João Vitor Brandão

Oficinas

A primeira oficina do seminário tem como tema “Como podemos restaurar o rio Taquari”. A atividade ocorre na quinta-feira (17), das 19h às 19h45min, com o biólogo da prefeitura municipal de Estrela Emerson Musskopf.

Na segunda-feira (21), a partir das 10h, a química industrial Gabriela Roehrs comanda a oficina “Nosso engenho”. A programação segue até às 10h45min de forma remota aos participantes.

A terceira oficina da programação do seminário acontece na terça-feira (22). A bióloga do Centro de Educação Ambiental de Lajeado Edith Ester Zago de Melo fala sobre “Ecologia da mata ciliar e projeto de recuperação ecológica da mata ciliar do rio Taquari”, a partir das 10h.

Vídeos socioambientais

As escolas interessadas em aderir aos vídeos socioambientais, para utilização em sala de aula, podem fazer a solicitação dos materiais com a coordenadora da UPV, Gilmara. São seis opções de vídeo que tratam sobre temas diversos, como a separação de resíduos, como cultivar uma horta em casa e o nosso papel na transformação do rio Taquari, entre outros.

Inscrições

As inscrições para as oficinas, que são voltadas para alunos de ensino fundamental e médio, devem ser feitas antecipadamente através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.