Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação

Univates recebe laboratório móvel do Governo da Alemanha para pesquisa com biogás

Postado as 23/09/2020 10:59:25

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS), vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), recebeu do Governo da Alemanha, por meio de convênio, um laboratório móvel para pesquisa e avaliação da qualidade do biogás em plantas de biodigestão. 

A iniciativa faz parte do Biogás Lab, Automation & Gas Analysis Brazil (Bilagab), projeto de difusão e análise do biogás do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha desenvolvido pela empresa Awite Bioenergia, organização alemã sediada no Brasil.  

Divulgação

Com o recebimento da estrutura, a Univates será parte da rede e contribuirá para a popularização do biogás, especialmente no Sul do Brasil, por meio de uma estrutura laboratorial móvel, equipada com um analisador de biogás capaz de demonstrar o potencial e as funcionalidades desse tipo de biocombustível. 

O laboratório é um automóvel Volkswagen Kombi, que chegou ao campus da Univates em agosto. O professor e pesquisador Odorico Konrad, especialista em energias renováveis e coordenador do CPETS, explica que a estrutura, a partir da doação do veículo com o laboratório, fará parte do Centro de Pesquisa da Univates e auxiliará no trabalho da área e em outras demandas da Universidade que possam surgir no futuro. O professor explica que, na área da pesquisa com biogás, poder analisar os dados com a rapidez proporcionada pelo laboratório móvel é muito importante. 

“A estrutura móvel é mais prática para atender a empresas, uma vez que conseguimos levar o laboratório para o campo”, comenta Konrad. “Os ganhos são em relação à praticidade e às possibilidades que ele abre”. 

A equipe do Centro de Pesquisa em Energias da Univates recentemente realizou treinamentos para a operação dos recursos da Kombi. A perspectiva é que em breve as análises iniciem nas empresas parceiras e clientes do CPETS. 

Interessados em conhecer as possibilidades do CPETS podem entrar em contato com o Tecnovates pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5956, 5908 e 5940. 

O projeto

A implementação do projeto é da Awite. São parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Auma Bioenergia, CHP Brasil, Escola Biosolar J. Reichl e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e a Univates são colaboradores. O apoio ao projeto é da develoPPP.de, Sequa gGmbH e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha. 

O CPETS

O CPETS realiza pesquisas na área de energias renováveis, especificamente na geração de biogás por meio do processo de biodigestão anaeróbia. Realiza avaliações em biogás no qual se empregam como fontes de biomassa lodos advindos de estações de tratamento de efluentes, borras residuais, resíduos oriundos de atividades agrícolas, como dejetos de animais (bovinos, suínos, aves) e demais resíduos com potencial de uso em biodigestão anaeróbia.

Logo ods-7