Parte da grade curricular do curso Técnico em Comunicação Visual da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a disciplina Projeto Integrador desafia os estudantes a criar campanhas de marketing para clientes reais, buscando auxiliar empresas e organizações não governamentais (ONGs) do Vale do Taquari na divulgação de seus serviços e proporcionar a experiência de trabalho para os estudantes.
Neste semestre, o desafio dos alunos foi planejar campanhas de comunicação para dez micro e pequenas empresas, vislumbrando o cenário pós-pandemia. O processo de seleção se deu por meio de reuniões, nas quais foram traçados todos os objetivos almejados pelas empresas, em uma troca de ideias com os estudantes.
Para a professora responsável, Natalia Lord, a disciplina, além de desafiar os estudantes a colocar em prática o que foi estudado no curso, serve de gancho para o ingresso no mercado de trabalho. “Proporcionar essa vivência aos alunos faz com que muitas portas se abram para eles. A partir daquele momento, eles iniciam o contato com o mercado e mostram seu trabalho, diminuindo o medo de encarar projetos reais, que é o que acontece com muitos alunos. Neste ano os resultados foram surpreendentes. Os alunos conseguiram captar muito bem os problemas que cada cliente tinha e desenvolver projetos com soluções bem criativas, com alta qualidade técnica”, finaliza a professora.