Cinco fontes confiáveis para buscar artigos científicos

Postado as 20/10/2020 18:53:52

Por Laura Mallmann

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Os trabalhos acadêmicos, artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) precisam de base teórica confiável e fundamentada para terem validade científica. Plataformas como SciELO, revistas científicas ou o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) são algumas bases de dados confiáveis para você pesquisar.

As fontes mais confiáveis são as revistas científicas e a maior parte delas pode ser encontrada na internet e de forma gratuita. As revistas brasileiras possuem um sistema de avaliação, que se trata de uma espécie de índice de qualidade, chamado Qualis. A avaliação do Qualis funciona por letras e números e é em ordem decrescente: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C, de acordo com cada área. É como se o Qualis A1 representasse um funil mais “estreito”; logo, os artigos ali publicados teriam maior qualidade, pois passam, em tese, por uma seleção mais rigorosa. Você pode consultar a Plataforma Sucupira (sucupira.capes.gov.br).

Também existem diversos portais especializados conforme a área de estudo, como Gestão, Saúde, Ciências Humanas, entre outros. Além de revistas ou anais de congressos especializados por área que podem contribuir com artigos e conteúdos atuais sobre determinados temas. Um exemplo é o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que reúne cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros, e posteriormente, os artigos inscritos no congresso são publicados em revistas ou anais.

Conheça cinco plataformas recomendadas para pesquisa:

Divulgação/Unsplash

1) SciELO

A plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO) (http://www.scielo.br/) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet. Permite a pesquisa e acesso a textos completos de periódicos científicos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Portugal, México e Venezuela. Desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), essa ferramenta conta com o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2) Portal de periódicos da Capes

O portal de periódicos da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/) indexa as mais variadas e relevantes fontes de pesquisa científica do mundo. Para ampliar ainda mais o alcance dos conteúdos – ofertados gratuitamente para usuários de mais de 400 instituições participantes – é sempre importante relembrar as principais ferramentas internacionais mais buscadas pelos pesquisadores e que fazem parte do acervo.

3) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (https://teses.usp.br/) foi criada em 2001 por iniciativa do SIBiUSP, hoje incorporado à Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), para disponibilizar na internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter, em mãos, a versão digital completa das teses e dissertações defendidas em qualquer um dos programas de mestrados e doutorados existentes na universidade.

4) Lume - Repositório Digital da UFRGS

O Lume (www.lume.ufrgs.br) é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, sejam de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão. Reúne conteúdo confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade, bem como às suas coleções históricas, e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela, maximizando a visibilidade e uso desses recursos.

5) Google Acadêmico

O Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. A ferramenta tem uma interface simples e objetiva, apresentando resultados de buscas de forma clara e prática.