Elise Bozzetto

Cursos da área da saúde se destacam no Enade 2019 no RS

Postado as 21/10/2020 15:32:29

Por Nicole Morás

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última terça-feira, 20, os dados referentes ao Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade) de 2019, no qual foram avaliados cursos da área da saúde, arquitetura e engenharias. Dos 19 cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates avaliados, 12 (mais de 60%) obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5) nos indicadores divulgados pelo Ministério da Educação. No País, apenas 34% dos cursos obtiveram conceitos de excelência nestes indicadores.

No Enade, o curso de Educação Física - Bacharelado da Univates ficou classificado como o segundo melhor curso do Rio Grande do Sul e o primeiro se forem consideradas apenas as universidades privadas.O curso de Estética e Cosmética é o terceiro do Rio Grande do Sul.

Tuane Eggers

Já o curso de Medicina da Univates, que formou a primeira turma em dezembro de 2019, conquistou a segunda colocação entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul e foi classificado como o quarto melhor curso do Estado.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, "os resultados obtidos neste ciclo de Enade atestam a qualidade da formação de nossos estudantes. Trata-se do indicador oficial do órgão regulatório da educação no país, que permite comparar a formação na área dentre várias instituições. Sem dúvida é um diferencial para os cursos da Univates e reitera nosso compromisso com a qualidade do processo educativo perante toda a sociedade”, afirma Fernanda. A pró-reitora acrescenta que esse resultado é fruto de um processo, pois busca avaliar a aprendizagem dos estudantes ao final de seu período de formação.

É, portanto, resultado do empenho de cada um dos estudantes avaliados ao longo desse período, mas também do conjunto de ações que a Universidade realiza, através de seus professores, gestores, setores de apoio e inúmeros projetos que constituem a experiência dos estudantes em sua trajetória universitária. Por tudo isso é um motivo de comemoração coletiva
Pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Pinheiro

Os cursos avaliados no Enade 2019 foram: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; (bacharelado); Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação foram o Conceito Enade e o Conceito IDD de cada curso. O Enade avalia os cursos de graduação por intermédio do desempenho dos estudantes na prova. Já o IDD mensura o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.