Grupo de pesquisa da Univates discute a docência em tempos de pandemia

Postado as 23/10/2020 14:41:05

Por Nicole Morás

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vem observando as mudanças provocadas pela pandemia e transformando-as em pesquisa científica e eventos para pensar a docência. Entre as suas iniciativas, o projeto “Currículo, espaço e movimento: ensaios e criações em meio à pandemia” integra esses eventos e pesquisas.

Na próxima segunda-feira, dia 26, ocorre a última atividade do evento “Entrar por uma arte por meio de outra: pistas para pensar a docência em nosso tempo”, com a participação de Hugo Oliveira, do Museu de Arte do Rio (Mar), que irá falar sobre educação museal on-line. De acordo com a coordenadora do CEM, professora Angelica Munhoz, os encontros on-line realizados desde setembro têm como objetivo pensar a docência a partir do diálogo com pesquisadores de diferentes campos da arte: teatro, música, artes visuais e dança. “Os encontros possibilitam compreender que não é possível pensar sem as produções criadoras que a humanidade já fez – cinema, teatro, literatura. O contato e a experimentação com essas matérias artísticas são fundamentais para o exercício de uma docência inventiva”, afirma Angelica.

Nos meses de novembro e dezembro o CEM realiza o II Seminário Internacional e o III Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade em formato virtual. Os eventos têm como objetivo discutir o ensino e a docência na contemporaneidade em meio a possibilidades de criação, tomando como referência a perspectiva das filosofias da diferença. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/eventos.

Ketut Subiyanto/Pexels

Além dos eventos on-line, o CEM realiza duas pesquisas relacionadas à docência em tempos de pandemia. Com o objetivo de investigar professores que atuam no atendimento de crianças da Educação Infantil na suas próprias casas ou na casa das famílias com crianças em idade escolar, o grupo CEM, por meio do projeto “E a casa se fez escola”, coleta depoimentos e percepções desses docentes através de formulário eletrônico disponível aqui.

Por meio do projeto “Objetos de pensar na pandemia”, o grupo oferece um espaço para discutir e problematizar a docência na pandemia. Já na segunda edição, o projeto “Objetos de pensar” tem como proposta a criação de perguntas/questões/indagações/problematizações que geram reflexões, saindo dos lugares comuns, dos clichês, das coisas já ditas e pensadas. As ações da primeira edição do projeto foram publicadas em livro impresso e no e-book disponível aqui. Inscrições para participar do projeto podem ser realizadas aqui.

Um terceiro projeto, chamado “Oitentena: crianças e criações”, busca, por meio do Instagram, ouvir e ver o que as crianças têm a nos comunicar nesses tempos de pandemia. A página é um convite à escuta atenta e sensível ao que nossas crianças têm a nos dizer. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail pesquisacurriculo@univates.br.

Logo ods-4