Pesquisa sobre ácaros objetiva desenvolvimento de um novo produto para diagnóstico de alergia

Postado as 27/10/2020 14:52:29

Por Nicole Morás

Os ácaros são os principais causadores de processos alérgicos em todo mundo. Atualmente, uma das formas de realizar o diagnóstico, além das manifestações clínicas clássicas do paciente, é pelo teste cutâneo de leitura imediata (Prick Test), utilizando um extrato contendo os alérgenos. No Brasil, a maioria dos extratos comercializados é importada, da Europa ou dos Estados Unidos, encarecendo o diagnóstico e empregando uma matéria-prima - no caso os ácaros - não oriunda do nosso país.

Diante dessa realidade, na Universidade do Vale do Taquari - Univates está sendo realizado um estudo com o objetivo de desenvolver um extrato proteico de ácaros que tenha potencial biotecnológico, contribuindo para o diagnóstico rápido de pacientes que apresentam quadros alérgicos desencadeados por ácaros. A pesquisa, coordenada pelo professor Guilherme Liberato da Silva, está vinculada ao Laboratório de Acarologia do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Lucas Vieira é estudante de Medicina

O projeto foi proposto pelo estudante do curso de Medicina da Univates Lucas Vieira como Trabalho de Iniciação Científica (TIC). Ao longo do processo, o estudante desenvolveu e validou o protocolo de extração de proteínas dos ácaros, obtendo quantificações proteicas similares aos produtos já comercializados. Segundo o acadêmico, a experiência e o conhecimento obtido com a sua inserção no Laboratório de Acarologia colaboraram para o crescimento enquanto estudante e, também, para seu amadurecimento científico. “Esperamos avançar ainda mais na fabricação dos extratos e no entendimento das variabilidades proteicas dos ácaros. Infelizmente em nosso país temos poucas pesquisas na área em comparação aos países mais desenvolvidos”, explica Vieira.

Conforme o professor Guilherme, o diferencial do estudo é o desenvolvimento de um protocolo de exames com ácaros característicos do Vale do Taquari, que não são contemplados em outros lugares e, portanto, não estão disponíveis para testar a alergia de pacientes a eles.

Estamos preparando e adaptando esse protocolo. O próximo passo é o teste in vitro, em células, para verificar sua funcionalidade e aplicabilidade. Com o desenvolvimento desses extratos, pretende-se que os órgãos de saúde tenham acesso mais rápido ao produto, o que irá potencializar o diagnóstico de alergia por ácaros
Professor Guilherme Liberato da Silva

A pesquisa também conta com a participação da professora Márcia Inês Goettert, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e do PPG em Ciências Médicas (PPGCM).

Inscrições abertas

Com início previsto para janeiro de 2021, o PPGSAS está com inscrições abertas para 30 vagas para o mestrado profissional. Os interessados podem se inscrever no site www.univates.br/ppgsas. O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis tem o objetivo de formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. O PPGSAS prepara profissionais que possam interagir com produtores, agroindústrias e profissionais empreendedores e compreender a legislação ambiental pertinente ao licenciamento de empreendimentos.

Logo ods-3