Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa sobre ácaros objetiva desenvolvimento de um novo produto para diagnóstico de alergia

Postado as 27/10/2020 14:52:29

Por Nicole Morás

Os ácaros são os principais causadores de processos alérgicos em todo mundo. Atualmente, uma das formas de realizar o diagnóstico, além das manifestações clínicas clássicas do paciente, é pelo teste cutâneo de leitura imediata (Prick Test), utilizando um extrato contendo os alérgenos. No Brasil, a maioria dos extratos comercializados é importada, da Europa ou dos Estados Unidos, encarecendo o diagnóstico e empregando uma matéria-prima - no caso os ácaros - não oriunda do nosso país.

Diante dessa realidade, na Universidade do Vale do Taquari - Univates está sendo realizado um estudo com o objetivo de desenvolver um extrato proteico de ácaros que tenha potencial biotecnológico, contribuindo para o diagnóstico rápido de pacientes que apresentam quadros alérgicos desencadeados por ácaros. A pesquisa, coordenada pelo professor Guilherme Liberato da Silva, está vinculada ao Laboratório de Acarologia do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Divulgação

Lucas Vieira é estudante de Medicina

 

O projeto foi proposto pelo estudante do curso de Medicina da Univates Lucas Vieira como Trabalho de Iniciação Científica (TIC). Ao longo do processo, o estudante desenvolveu e validou o protocolo de extração de proteínas dos ácaros, obtendo quantificações proteicas similares aos produtos já comercializados. Segundo o acadêmico, a experiência e o conhecimento obtido com a sua inserção no Laboratório de Acarologia colaboraram para o crescimento enquanto estudante e, também, para seu amadurecimento científico. “Esperamos avançar ainda mais na fabricação dos extratos e no entendimento das variabilidades proteicas dos ácaros. Infelizmente em nosso país temos poucas pesquisas na área em comparação aos países mais desenvolvidos”, explica Vieira.

Conforme o professor Guilherme, o diferencial do estudo é o desenvolvimento de um protocolo de exames com ácaros característicos do Vale do Taquari, que não são contemplados em outros lugares e, portanto, não estão disponíveis para testar a alergia de pacientes a eles.

Estamos preparando e adaptando esse protocolo. O próximo passo é o teste in vitro, em células, para verificar sua funcionalidade e aplicabilidade. Com o desenvolvimento desses extratos, pretende-se que os órgãos de saúde tenham acesso mais rápido ao produto, o que irá potencializar o diagnóstico de alergia por ácaros
Professor Guilherme Liberato da Silva

A pesquisa também conta com a participação da professora Márcia Inês Goettert, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e do PPG em Ciências Médicas (PPGCM).

Inscrições abertas

Com início previsto para janeiro de 2021, o PPGSAS está com inscrições abertas para 30 vagas para o mestrado profissional. Os interessados podem se inscrever no site www.univates.br/ppgsas. O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis tem o objetivo de formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. O PPGSAS prepara profissionais que possam interagir com produtores, agroindústrias e profissionais empreendedores e compreender a legislação ambiental pertinente ao licenciamento de empreendimentos.

Logo ods-3