A primeira roda de conversa acontece na quarta-feira, dia 4, a partir das 10h, terá como tema “Mulheres na ciência: identidades e trajetórias”, e contará com a participação de Danielle Costa Carrara Couto e Eliade Ferreira Lima. A segunda atividade acontece na quinta-feira, dia 5, às 19h, com o tema “Meninas na ciência: experiências e resultados nos contextos das escolas”, e terá a participação das professoras Luciane Porcher da Silva Borba (E.E.E.M. Estrela), Cristine Inês Brauwers (E.E.E.M. Guararapes) e Mara de Oliveira Azevedo (E.E.E.M. Paverama) e das Bolsistas de Iniciação Científica Helena Bohn, Natália Vieira Sarmento, Luiza Kussler Griebeler, Alana Dupont Jahn e Alice Taís Dummel Weide.
“Temos construído, como sociedade, muitos avanços, mas ainda há muito a avançar no que diz respeito à inclusão e permanência de mulheres nas áreas de STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics, e em cargos de liderança, em geral”, explica a professora Sónia Gonzatti, coordenadora do projeto Meninas na Ciência. Conforme a professora, o censo da Educação Superior de 2017 revela que dentre os 20 maiores cursos de graduação no Brasil há cinco cursos na área de STEM, e somente em um deles (Arquitetura e Urbanismo), há mais de 50% de mulheres matriculadas. “Pesquisa recente do Insper demonstra que no Brasil há somente 25% de mulheres ocupando cargos de liderança em diferentes tipos de instituições e corporações. Portanto, precisamos debater oportunidades de acesso e permanência de mulheres, sendo este o propósito maior do projeto Meninas na Ciência”, finaliza a professora.
