Há anos atuando em diversas frentes na busca do respeito às diferenças e da igualdade de gênero, a Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu aderir ao movimento HeForShe (ElesPorElas).
A pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, assinou o termo de adesão em nome da Univates. Para ela, a adesão institucional tem um impacto ainda maior, pois significa que vamos falar sobre igualdade de gênero em diferentes âmbitos da Universidade. “É com muita alegria que nós, enquanto Univates, aderimos ao movimento HeForShe, sabendo que este é um primeiro passo para que a temática siga em discussão e a gente siga refletindo e pensando em novas ações”, explica. Segundo Fernanda, essa temática precisa permear as decisões relacionadas às questões de trabalho na Univates, estando presente nas discussões, e não apenas no âmbito da academia.
Antes de dar início ao debate da noite, Fernanda estimulou reflexões sobre o tema. “Nós devemos continuar falando sobre igualdade de gênero sim. O machismo é estrutural e está presente em diversas camadas e em diversos momentos da sociedade, tanto na esfera pública como na esfera privada. Nós somos cotidianamente invadidos por ideias, pensamentos e ações machistas, muitas vezes nem nos damos conta e reproduzimos isso”, salienta. Segundo ela, é importante falarmos sobre o assunto para que situações perigosas para a vida de mulheres e meninas também sejam objeto de discussão e de combate.
Após o momento de assinatura do termo, o professor Sandro Frölich abordou a temática ao lado de Júlio Sá, presidente da organização da sociedade civil Ponto Gênero, de São Leopoldo. O bate-papo foi mediado pela pró-reitora Fernanda.
Saiba mais sobre o movimento acessando o site www.onumulheres.org.br/elesporelas e sobre a Semana da Inclusão clicando aqui.