Univates assina termo de adesão ao movimento HeForShe

Postado as 04/11/2020 18:18:19

Por Bruna Laís Alves

Há anos atuando em diversas frentes na busca do respeito às diferenças e da igualdade de gênero, a Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu aderir ao movimento HeForShe (ElesPorElas).

Bruna Laís Alves

A assinatura do termo de adesão ocorreu na noite da última terça-feira, dia 03, durante o evento de abertura da Semana da Inclusão da Univates. Em junho de 2019 a Instituição havia feito a adesão por meio do curso de Direito e agora o compromisso com o movimento passa a ser de toda a Universidade.

Criado pela entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), o movimento HeForShe é um esforço global que busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, bem como ajudar homens e mulheres a modelar juntos uma nova sociedade.

A pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, assinou o termo de adesão em nome da Univates. Para ela, a adesão institucional tem um impacto ainda maior, pois significa que vamos falar sobre igualdade de gênero em diferentes âmbitos da Universidade. “É com muita alegria que nós, enquanto Univates, aderimos ao movimento HeForShe, sabendo que este é um primeiro passo para que a temática siga em discussão e a gente siga refletindo e pensando em novas ações”, explica. Segundo Fernanda, essa temática precisa permear as decisões relacionadas às questões de trabalho na Univates, estando presente nas discussões, e não apenas no âmbito da academia.

Bruna Laís Alves

Representando o Comitê Gaúcho Impulsor do ElesPorElas, Karen Lose também participou do momento da adesão. De acordo com ela, o comitê gaúcho agora é composto por 43 entidades, sendo a maioria delas universidades. “Nosso investimento aqui no Estado é na educação. Nós acreditamos que essa transformação que pregamos, da construção da igualdade de gênero, tem um solo muito fértil nas universidades. Então para nós é um orgulho muito grande e uma satisfação enorme poder assinar essa adesão e receber a Univates”, ressalta.

A adesão ao HeForShe está relacionada com a Política de Respeito às Individualidades em Diferentes Dimensões, documento lançado pela Instituição em 2016. O conjunto de diretrizes formaliza o pensamento da Univates sobre o respeito às diferenças. Com a adesão, pretende-se ampliar as ações da Instituição envolvendo homens e meninos nessa discussão.

Antes de dar início ao debate da noite, Fernanda estimulou reflexões sobre o tema. “Nós devemos continuar falando sobre igualdade de gênero sim. O machismo é estrutural e está presente em diversas camadas e em diversos momentos da sociedade, tanto na esfera pública como na esfera privada. Nós somos cotidianamente invadidos por ideias, pensamentos e ações machistas, muitas vezes nem nos damos conta e reproduzimos isso”, salienta. Segundo ela, é importante falarmos sobre o assunto para que situações perigosas para a vida de mulheres e meninas também sejam objeto de discussão e de combate.

Após o momento de assinatura do termo, o professor Sandro Frölich abordou a temática ao lado de Júlio Sá, presidente da organização da sociedade civil Ponto Gênero, de São Leopoldo. O bate-papo foi mediado pela pró-reitora Fernanda.

Saiba mais sobre o movimento acessando o site www.onumulheres.org.br/elesporelas e sobre a Semana da Inclusão clicando aqui.

Logo ods-5