Na Alemanha, professora da Univates trabalha com desenvolvimento de novos testes para detecção de SARS-CoV-2

Postado as 06/11/2020 09:23:09

Por Lucas George Wendt

A professora doutora Márcia Inês Goettert, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e do PPG em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está, desde o início de outubro, na Alemanha desenvolvendo pesquisa sobre o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19.

A pesquisadora atuará até janeiro de 2021 na Universidade de Tübingen, em parceria com o professor doutor Stefan Laufer, do Departamento de Química Medicinal do Instituto de Farmácia da Universidade; e com o professor doutor Michael Schindler, do Instituto de Virologia Médica e Epidemiologia de Doenças Virais da Universitätsklinikum Tübingen, o hospital universitário que, por sua vez, também está vinculado com uma empresa de biotecnologia local.

A pesquisa

Intitulada “Coronavirus SARS-CoV-2 Detection and Assay Development”, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um método que aprimore a detecção do vírus em amostra sorológica. “Mesmo que já existam inúmeros kits e testes disponíveis, ainda há carência de testes eficientes para pacientes assintomáticos”, explica a professora. 

Ela observa também que há forte discussão em áreas distintas da Saúde sobre as circunstâncias de uso dos diferentes tipos de testes, e como se dá a interpretação de seus resultados. “Como trago na bagagem a experiência prévia com o desenvolvimento e validação de imunoensaios, despertou em mim, então, o desejo e a necessidade de desenvolver um novo trabalho de pesquisa nesta área”. 

Márcia explica que imunoensaios são testagens bioquímicas que mensuram a presença ou a concentração de macromoléculas em soluções por meio do uso de anticorpos ou antígenos, estes últimos sendo qualquer objeto estranho ao organismo que desencadeie a produção de anticorpos. 

No caso do SARS-CoV-2, os imunoensaios identificam a reação do organismo à presença do vírus, caso tenha sido exposto a ele, mesmo em estágios iniciais de infecção. “Com esta experiência com imunoensaios consigo saber quais passos preciso seguir e o que aplicar para detectar o vírus, porém em fase bem inicial de infecção, antes mesmo de o paciente ter produção exacerbada de anticorpos”, explica a docente, que acredita poder contribuir com a sociedade e o desenvolvimento da ciência por meio de seu projeto.

Os departamentos da Universidade de Tübingen aos quais a professora Márcia está vinculada são considerados de destaque na pesquisa internacional em Covid-19. “Ter a experiência de poder trabalhar diretamente em laboratórios de excelência para a pesquisa e desenvolvimento de vacinas é uma oportunidade ímpar”, finaliza ela. 

Divulgação

Vínculo com Tübingen

A pesquisadora tem vínculo de longa data com Tübingen, tendo realizado o doutorado em Ciências Farmacêuticas e um pós-doutorado no Departamento de Química Medicinal da Universidade. “Muitas já foram minhas visitas à Universidade de Tübingen, porém desta vez a experiência é diferente. O momento é diferente. Além de deixar minha família no Brasil, a cidade vive um momento difícil devido à pandemia. Por outro lado, estou tendo uma oportunidade desafiadora e muito importante”, destaca. 

A pesquisadora espera, com o trabalho e a experiência no exterior, poder contribuir com os cursos com os quais está envolvida na Instituição, em especial o bacharelado em Farmácia e os Programas de Pós-Graduação. 

Os PPGs

Mais informações sobre os Programas de Pós-Graduação da Univates podem ser conferidas no site em www.univates.br/mestrado-e-doutorado

O Mestrado em Ciências Médicas recebe inscrições até o dia 30 de novembro. Com início em abril de 2021, o processo oferece 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/

O PPGBiotec também está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2021A. Neste processo, a Univates disponibiliza 12 vagas para doutorado e 32 para mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de janeiro no site univates.br/ppgbiotec