➡ Talvez não saibamos afirmar quantos pauzinhos são necessários para a construção de uma canoa, mas podemos garantir que, depois de batermos um papo com o professor da Univates Fabrício Pretto, acabamos descobrindo cinco profissões envolvidas no desenvolvimento de games. Engana-se (redonda, quadrada e triangularmente) quem acredita que as únicas pessoas empenhadas no processo de elaboração de games são os engenheiros da computação. Lendo o post de hoje, você vai conhecer outros profissionais que também ajudam a prover sua diversão diária e entender como, em algum momento da história, a união fez, além da força, o Minecraft 🤣.
Como funciona o processo de criação de jogos eletrônicos? 🎮
Conheça cinco profissionais que trabalham duro para garantir seu entretenimento 🎮
1) Designer de games 💡
O japonês Katsuya (Ka o que, meu Brasil brasileiro?) Eguchi é um dos designers de games mais respeitados da Nintendo. Em 34 anos de profissão, ele conseguiu criar e dirigir franquias (como, por exemplo, a do Super Mario World) que conquistaram o coraçãozinho de muitos players mundo afora. Se você decidir seguir uma carreira como a de Eguchi, será responsável pela elaboração das principais regras e ideias de games e, quem sabe, poderá vir a trabalhar na Big N algum dia. No final das contas, sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, não é?
2) Programador ⌨
Talvez seu destino seja se tornar o próximo Bill Gates do mundo moderno. Pense na responsa! Como adiantado por Pretto, os engenheiros da computação e de software que trabalham no desenvolvimento de games são responsáveis por codificar ideias, criar e manter a infraestrutura, fazendo com que, por exemplo, os objetos se movam e interajam com os usuários. De acordo com informações do site Jobbydoo, o salário máximo de profissionais da área pode exceder R$ 16.000 mensais. Ah, e sem contar que, atuando somente no ramo de games, suas chances de arrumar tretas desnecessárias com o Steve Jobs do futuro diminuem muito... 🤣
3) Ilustrador/artista gráfico 🎨
Já ouviu falar do trabalho de Rodrigo Pascoal, um ilustrador brasileiro que teve um de seus desenhos publicado em um artbook da Capcom (veja a imagem abaixo)? Pois é, meu amigo, os dias de glória podem até demorar a chegar, mas quando chegam… Como artista gráfico de uma empresa de games, você irá elaborar as ilustrações (de, por exemplo, pôsteres, banners, wallpapers e logotipos) que servirão para promover os jogos no mercado.
4) Produtor musical ♫
Os produtores musicais racham a cuca pensando nas canções que podem ser incluídas nos games a fim de despertar as emoções dos usuários. Apesar de parecer um detalhezinho bobo à primeira vista, a escolha ou criação de uma trilha sonora que seja capaz de se adequar ao contexto do game é muito (MAS MUITO MESMO) importante. Está para nascer um player que se sinta confortável matando zumbis ao som de Happy, do Pharell Williams, concorda? 🤣
5) Testador 🖥
Os testadores de games são pessoas privilegiadas que jogam os jogos antes do público para checar se tudo está funcionando bem. Quanto mais entendimento técnico os profissionais tiverem, melhor: não há como, por exemplo, detectar um bug sem conhecer todas as suas formas de apresentação. E você aí pensando que esse tipo de job exigia apenas um sofazão confortável, uma smart TV de 50 polegadas e um balde de pipocas, não é, malandrinho? Tsc, tsc, sabe de nada, inocente!
Quais cursos de graduação você deve fazer para trabalhar desenvolvendo games? 🎓
Conheça três graduações que irão habilitá-lo para o desenvolvimento de games:
1) Engenharia da Computação
2) Engenharia de Software
3) Design
