Curso de bacharelado em Educação Física da Univates é o segundo melhor do Estado

Postado as 13/11/2020 10:52:03

Por Nicole Morás

Tuane Eggers

O curso de Educação Física - Bacharelado da Univates conquistou nota 4 (em uma escala de 1 a 5), no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), conforme dados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Esse conceito indica um curso de excelência e o coloca como melhor curso do Rio Grande do Sul, se forem consideradas apenas as universidades privadas, e segundo melhor entre as universidades gaúchas.

O bacharelado objetiva formar profissionais generalistas e autônomos com conhecimento técnico-científico e humanístico, qualificados para a atuação nas diferentes áreas de sua habilitação profissional e atendendo às necessidades locorregionais, com ênfase nos campos da saúde e inclusão e do treinamento físico-esportivo.

Um exemplo recente das atividades de estudantes que impactaram na comunidade foi a confecção de uma almofada para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 do Hospital Bruno Born (HBB), localizado em Lajeado. Os alunos matriculados na disciplina Projeto Integrador: Ciência do Movimento Humano produziram o apoio facial com a orientação do professor Marcos Minoru Otsuka.

Outra iniciativa foi realizada na disciplina Esporte Adaptado, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, que levou a inclusão social para além da sala de aula.

Elise Bozzetto

Um projeto multidisciplinar, que envolveu o curso de Engenharia Mecânica, confeccionou goleiras para a prática de Goalball, esporte criado para pessoas com deficiência visual.

De cada lado da quadra há uma goleira adaptada com nove metros de largura e 1,2 m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.

Inscrições abertas

O curso de Educação Física - Bacharelado é um dos 29 cursos de graduação presencial da Univates que recebem inscrições. Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-4