“Ao todos, somos em seis na casa, eu e mais cinco netos. Como só temos um banheiro, acaba sendo complicado em alguns horários do dia. Com o auxílio do programa, isso vai melhorar bastante, o que me deixa muito feliz”, relata.
Saiba mais
O “Nenhuma Casa sem Banheiro” é investimento de mais de R$ 500 mil realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), devendo beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda. Lançado em junho deste ano, o programa tem como objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.
O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato on-line. Em Lajeado, são nove banheiros inscritos, tendo as famílias sido pré-selecionadas pela Sthas, de acordo com critérios estabelecidos em razão de problemas atuais como falta de acessibilidade, instalações precárias e insalubridade. O projeto de extensão Habitar Bem é coordenado pela professora Jamile Weizenmann e conta com o apoio das empresas Arabesco, Andrea Feine, Florense Lajeado, Lajeadense Vidros, Girafa Comunicação e Open Decor.