Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates participa de evento que discute projetos prioritários do INOVA RS na Região dos Vales

Postado as 26/11/2020 15:38:04

Por Inova RS

A 2ª Reunião da Mesa do INOVA RS na Região dos Vales ocorreu na última terça-feira (24) às 10h. Altas lideranças locais da quádrupla hélice (empresas, governo, academia e sociedade civil organizada) participaram da reunião a fim de discutir e definir os dois projetos prioritários que serão realizados.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e o secretário adjunto, Fernando Mattos, estiveram presentes na reunião e parabenizaram a articulação dos membros da Mesa na Região dos Vales. Lamb reforçou a importância do Programa INOVA RS e da parceria entre os atores locais da Região dos Vales visando a inovação: “O mundo está mudando rapidamente e aqueles que não estiveram atentos às tendências globais de adoção de valor e inovação terão uma dificuldade maior de oferecerem soluções adequadas para que as populações locais tenham qualidade de vida. Inovação vai muito além de mudanças tecnológicas, como foi apresentado na reunião hoje”, pontuou o secretário.

 

As ideias de projetos apresentadas na 2ª Reunião da Mesa foram desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho dos setores estratégicos agroalimentar, de saúde e de serviços. Dessa forma, com o objetivo de se tornar referência nacional até 2030 em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, de saúde e de serviços foram definidos os projetos:

Reprodução

Projeto 1: Produtos a partir de plantas bioativas e resíduos agroindustriais:

O projeto busca fomentar o processamento de plantas bioativas e resíduos agroindustriais para o desenvolvimento de novos produtos a partir da implantação de biotecnologia e automação. 

Projeto 2: Tecnologias inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde:

O projeto busca promover um canal de aproximação onde entidades possam elencar suas demandas na área da saúde e encontrar entidades que ofereçam soluções com tecnologias inteligentes na área da saúde, tanto com uso de biotecnologia quanto com automação. 

A coordenadora do INOVA RS na Região dos Vales, Andreia Valim, destaca a importância dessa etapa para a continuidade do programa: “As propostas apresentadas são resultantes da construção realizada pelos Grupos de Trabalho que envolveu os comitês técnicos e estratégicos, especialistas, pesquisadores e empresas locais. Foi um momento muito rico e de construção de parcerias. Os projetos terão apoio do Governo Estadual e serão realizados mediante parcerias com o setor privado.”

O INOVA RS é um programa estadual coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), que busca aproximar e articular os atores locais da Região dos Vales (empresários, pesquisadores, governo e sociedade civil organizada). A primeira reunião para iniciar a discussão da implementação de cada projeto ocorrerá no dia 4 de dezembro.

Logo ods-8