Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação

Pesquisa Testa Lajeado publica artigo com resultados em revista internacional

Postado as 30/11/2020 10:02:10

Por Vinicius Mallmann

Após finalizar as fases de testagem e validação dos testes rápidos, o Testa  Lajeado, pesquisa realizada entre os meses de maio e junho com o objetivo de analisar, por meio de amostragem probabilística, a prevalência do coronavírus no município do Vale do Taquari, publicou os resultados principais do estudo na revista International Journal of Infectious Diseases.

Júlia Amaral

A pesquisa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lajeado, sendo realizada pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. De acordo com o coordenador científico da pesquisa e primeiro autor do artigo, professor Rafael Picon, o artigo é resultado do esforço coletivo da pesquisa. “Além da Secretaria Municipal da Saúde de Lajeado, ainda contamos com o apoio do Laboratório de Análises Clínicas da Univates (LAC), que executou os testes de PCR necessários para o estudo. Diferente de muitas pesquisas que estão sendo feitas no mundo todo, não nos restringimos a apenas teste rápido sorológico. Isso aumenta a fidedignidade da nossa estimativa de prevalência”, destaca.

 

A publicação está disponível no site da revista americana, podendo ser conferida em bit.ly/artigotesta.

Resultados apresentados no artigo

Divulgação

Para avaliar a prevalência com base na população, fatores de risco, hospitalização e letalidade (risco de morrer uma vez infectado) associados à Covid-19, o Testa Lajeado realizou duas pesquisas domiciliares entre a população adulta no período de 30 de maio a 17 de junho deste ano. Além disso, a pesquisa avaliou o número de hospitalizações e óbitos ocorridos entre lajeadenses adultos até o dia 20 de junho de 2020. 

 

Como resultados, o estudo identificou que a prevalência (probabilidade de uma pessoa se infectar) geral de infecção foi de 3,40%, sendo em pessoas acima dos 60 anos a prevalência de 2,26% . Outro ponto abordado no estudo refere-se ao índice de contaminação em pessoas que moram com indivíduos que tiveram a infecção (contactantes domiciliares) e em trabalhadores de frigoríficos. A prevalência de infecção foi 14 vezes maior entre contactantes domiciliares do que em pessoas sem contato domiciliar com infectados e 5 vezes maior entre trabalhadores de frigoríficos comparados àqueles que não trabalham em plantas frigoríficas.

Em relação à letalidade do vírus, o estudo identificou que em adultos de 20 a 39 anos o índice foi de 0,08%, ou seja, a cada 10.000 pessoas com idade entre 20 e 39 anos que contraem a doença, oito vêm a óbito. Já em pessoas acima de 60 anos, os resultados apontaram crescimento, subindo para 4,63%, ou seja, a cada 10.000 idosos que contraem Covid-19, cerca de 463 vêm a óbito. Segundo Picon, devido a algumas variáveis, é muito provável que as estimativas de letalidade estejam superestimadas, conforme foi concluído no artigo.

De acordo com o professor, os resultados obtidos são inéditos e muito importantes para determinar as características do vírus. “Este é o primeiro estudo de base populacional no Brasil a estimar a taxa de hospitalizações e letalidade da Covid-19 por faixa etária. Esses achados são de grande valor para a formulação de políticas de saúde e alocação de recursos para mitigar a pandemia”, relata.

 

Por fim, Picon salienta a adaptabilidade da Univates mediante as circunstâncias impostas pela pandemia. “Em março, o mundo virou de cabeça para baixo, e a Univates provou estar equipada com uma estrutura e recursos de excelência. Foram várias as iniciativas que surgiram da Universidade, e o andamento da pesquisa é um desses exemplos”, reitera o professor.