Após finalizar as fases de testagem e validação dos testes rápidos, o Testa Lajeado, pesquisa realizada entre os meses de maio e junho com o objetivo de analisar, por meio de amostragem probabilística, a prevalência do coronavírus no município do Vale do Taquari, publicou os resultados principais do estudo na revista International Journal of Infectious Diseases.
Resultados apresentados no artigo
De acordo com o professor, os resultados obtidos são inéditos e muito importantes para determinar as características do vírus. “Este é o primeiro estudo de base populacional no Brasil a estimar a taxa de hospitalizações e letalidade da Covid-19 por faixa etária. Esses achados são de grande valor para a formulação de políticas de saúde e alocação de recursos para mitigar a pandemia”, relata.
Por fim, Picon salienta a adaptabilidade da Univates mediante as circunstâncias impostas pela pandemia. “Em março, o mundo virou de cabeça para baixo, e a Univates provou estar equipada com uma estrutura e recursos de excelência. Foram várias as iniciativas que surgiram da Universidade, e o andamento da pesquisa é um desses exemplos”, reitera o professor.