Univates não terá reajuste nas mensalidades para 2021

Postado as 02/12/2020 13:55:42

Por Nicole Morás

Lucas George Wendt

Levando em consideração os impactos da pandemia e o momento de instabilidade econômica causada pelo novo coronavírus, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade do Vale do Taquari - Univates decidiu não reajustar o valor das mensalidades de nenhum curso em todos os níveis de ensino - técnico, graduação e pós-graduação.

Conforme o reitor, Ney José Lazzari, a Univates foi uma das primeiras instituições gaúchas a apresentar, em maio, medidas de apoio aos estudantes para a continuidade das atividades letivas, que incluíram o aumento de desconto para o pagamento das mensalidades dos meses de junho e julho.

Naquele momento também apresentamos a realidade financeira da Univates aos estudantes e tivemos reuniões de trabalho com o Diretório Central de Estudantes. Para 2021, trabalhamos com a perspectiva da retomada das aulas presenciais, mas entendemos que ainda é um momento de grande instabilidade. Por isso, o Conselho decidiu manter o valor das mensalidades atualmente em vigor, sem reajuste para 2021. Desejamos, com isso, que nossos estudantes possam continuar investindo em sua formação e em seus sonhos
Ney José Lazzari, Reitor da Univates

A tabela de valores de outros serviços oferecidos pela Instituição também não foi reajustada,exceto em situações excepcionais.

Novo horário das aulas

O ano letivo de 2021 terá novidade no horário das aulas para cursos presenciais de graduação e técnicos, alteração que decorre de reformulações e inovações pedagógicas que têm sido realizadas em diversos cursos:

Manhã: 8h10 - 9h50 / 10h - 11h40;

Tarde: 13h30 - 15h10 / 15h20 - 17h;

Vespertino: 17h10min às 18h50min;

Noite: 19h - 20h40min / 20h50min - 22h30min

Conforme a pró-reitora de Ensino Fernanda Pinheiro, os horários serão válidos a partir do dia 4 de janeiro e a adequação é resultado de uma padronização entre os cursos com diferentes matrizes curriculares, de modo a facilitar o deslocamento dos estudantes até a Universidade na ocorrência de atividades presenciais para estudantes de todos os currículos, especialmente aqueles que utilizam transporte coletivo.

Para o curso de Medicina, que já tem um horário diferenciado, não haverá alteração. As atividades continuam sendo realizadas das 8h às 12h15min; das 13h15min às 17h30min; e das 18h30min às 22h45min.