Bacharelado em Educação Física da Univates é o melhor do Brasil

Postado as 11/12/2020 12:49:50

Por Nicole Morás

É da Universidade do Vale do Taquari - Univates o melhor curso de Educação Física do Brasil. O curso obteve a posição de destaque ao ser avaliado com nota 5 (em uma escala de 1 a 5), que é considerada nota de excelência, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), conforme dados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). O CPC é calculado com base no desempenho dos estudantes na prova do Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente do curso e na percepção dos estudantes sobre as condições oferecidas ao seu processo formativo.

De acordo com o coordenador do bacharelado em Educação Física, professor Carlos Tiggemann, o curso está em festa e é hora de agradecer. “Estamos comemorando esse resultado, que é fruto do esforço dos nossos professores, que estiveram engajados nas aulas, dos estudantes, que fizeram o seu melhor durante todo o seu processo de formação, e dos funcionários, que garantiram um trabalho de excelência para a realização das atividades e a manutenção da infraestrutura que temos. Certamente a comunidade ganha com o nosso desempenho, pois cada profissional formado pela Univates contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão ao seu redor”, explica.

Divulgação

Para a diplomada Janine Diehl, de Estrela, o sentimento de ser formada pelo melhor curso do Brasil é de imenso orgulho. “É sentir que existe uma grande responsabilidade por trás dessa conquista. A responsabilidade que nós temos com a sociedade, em poder ajudar, trazer o melhor, mostrar nossa competência como profissionais de Educação Física, sabendo que a nossa formação é de fato a melhor. A Univates visa à qualidade, e a educação com qualidade é o caminho”, afirma. Janine acredita que o maior motivo para a o curso atingir esse resultado é o empenho e a competência dos professores, que são muito persistentes, muito presentes no aprendizado e incansáveis na formação dos alunos como profissionais.

Além do curso de Educação Física - bacharelado, o curso de Farmácia da Univates também é o melhor do Brasil. Outros três cursos da Universidade obtiveram nota 5 no CPC. No Rio Grande do Sul, quatro dos 10 melhores cursos avaliados no CPC 2019 são da Instituição e todos os 19 cursos da Univates que foram avaliados obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5, numa escala que vai de 1 a 5). O curso de Educação Física - licenciatura também está entre os melhores do País, sendo o terceiro melhor curso do Rio Grande do Sul e o quarto entre instituições privadas do Brasil.

Iniciativas diferenciadas

Ana Amélia Ritt

Desde outubro de 2018, pessoas com doenças crônicas participam do Programa de Prescrição de Exercícios a Populações Especiais (PPEPE). O serviço, oferecido pelo PULSAR - Centro de Avaliação e Reabilitação Física, faz parte do Centro Clínico Univates, acompanhando os participantes com o objetivo de proporcionar melhor condição física, mental e social ao indivíduo. O tratamento não farmacológico é voltado a usuários que apresentam doenças cardiovasculares, metabólicas, respiratórias e limitações osteomioarticulares. Mesmo durante a pandemia, as atividades continuaram de forma remota.

Outra iniciativa foi realizada na disciplina Esporte Adaptado, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, que levou a inclusão social para além da sala de aula. Um projeto multidisciplinar, que envolveu o curso de Engenharia Mecânica, confeccionou goleiras para a prática de Goalball, esporte criado para pessoas com deficiência visual.

De cada lado da quadra há uma goleira adaptada com 9 m de largura e 1,2 m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.

Natália Bottoni

O curso de Educação Física da Univates conta com ampla infraestrutura. O Complexo Esportivo da Universidade é equipado com piscina olímpica, Estádio Olímpico com medidas oficiais e gramado certificado pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa). A pista sintética de atletismo é certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições de nível internacional.

Saiba mais

O bacharelado objetiva formar profissionais generalistas e autônomos com conhecimento técnico-científico e humanístico, qualificados para a atuação nas diferentes áreas de sua habilitação profissional e atendendo às necessidades locorregionais, com ênfase nos campos da saúde e inclusão e do treinamento físico-esportivo.

Inscrições abertas

O curso de Educação Física - bacharelado é um dos 29 cursos de graduação presenciais da Univates que recebem inscrições. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular

Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, é enviado e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates

A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do momento do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.