O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação que participaram do Enade 2019. Três cursos da Univates foram considerados, entre as universidades avaliadas, como os melhores do Brasil: Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição.
A Univates, que neste ciclo teve 19 cursos avaliados, conseguiu resultados acima da média brasileira. Todos os cursos obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5, numa escala que vai de 1 a 5), sendo que no País menos da metade dos cursos alcançaram esses conceitos. Os cursos de Educação Física (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição alcançaram a nota máxima: 5. Os demais - Enfermagem, Estética e Cosmética, Biomedicina, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação - alcançaram nota 4. No Enade 2019 foram avaliados, no Rio Grande do Sul, quase 600 cursos das áreas da saúde, engenharias e arquitetura.
O CPC é calculado com base no desempenho dos estudantes na prova do Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente do curso e na percepção dos estudantes sobre as condições oferecidas ao seu processo formativo.
Confira o ranking dos cursos da Univates
Notas mais altas
Foram mais de oito mil cursos avaliados no Brasil, e o bacharelado em Educação Física está entre o seleto grupo dos 10 cursos com nota mais alta no País. Já o curso de Farmácia figura entre os 10 cursos que alcançaram a nota mais alta no Estado. Os cursos de Engenharia de Produção e Nutrição também figuram entre os 10 cursos com notas mais altas entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul.