Doutora formada pela Univates recebe prêmio da Capes

Postado as 15/12/2020 14:00:53

Por Júlia Amaral

Assessoria de Imprensa da Capes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Giseli Buffon recebeu, na última quinta-feira, 10, o prêmio “Nova Dimensão”, além de uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese na área de Biotecnologia. O prêmio “Nova Dimensão” é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a organização americana Dimensions Sciences (DS), presidida por uma pesquisadora brasileira (Marcia Fournier). A DS busca maior representatividade das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O prêmio foi voltado especificamente para pesquisadoras mulheres, e a menção honrosa foi concedida pois a tese da pesquisadora ficou entre as três melhores do Brasil na área de Biotecnologia.

Esta é a primeira vez que a Capes apoia uma premiação voltada especificamente para o público feminino. “A DS trabalha nessa questão da representatividade, da diversidade. E por meio da representatividade feminina, premiou uma mulher na área de Biotecnologia, e eu fui a selecionada”, reforça Giseli.

A tese de Giseli, orientada pelo professor Raul Sperotto e coorientada pelos professores Joséli Schwambach (Universidade de Caxias do Sul - UCS) e Felipe Ricachenevsky ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul  - UFRGS), defendida em julho de 2019, trata sobre a tolerância de cultivares de arroz à infestação de ácaros fitófagos, já que o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores do País, e o Brasil é o maior produtor fora do continente asiático.

Pesquisamos sobre a tolerância desses cultivares perante um ácaro, um artrópode. Avaliamos como reduzir as perdas na agricultura de arroz perante esse ácaro. Então, a pesquisa é importante para a agricultura, para mitigação de perdas na cultura do arroz
Giseli Buffon, doutora pelo PPGBiotec