Esta é a primeira vez que a Capes apoia uma premiação voltada especificamente para o público feminino. “A DS trabalha nessa questão da representatividade, da diversidade. E por meio da representatividade feminina, premiou uma mulher na área de Biotecnologia, e eu fui a selecionada”, reforça Giseli.
A tese de Giseli, orientada pelo professor Raul Sperotto e coorientada pelos professores Joséli Schwambach (Universidade de Caxias do Sul - UCS) e Felipe Ricachenevsky ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), defendida em julho de 2019, trata sobre a tolerância de cultivares de arroz à infestação de ácaros fitófagos, já que o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores do País, e o Brasil é o maior produtor fora do continente asiático.
Pesquisamos sobre a tolerância desses cultivares perante um ácaro, um artrópode. Avaliamos como reduzir as perdas na agricultura de arroz perante esse ácaro. Então, a pesquisa é importante para a agricultura, para mitigação de perdas na cultura do arroz Giseli Buffon, doutora pelo PPGBiotec