Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dia Internacional da Solidariedade Humana é comemorado em 20 de dezembro

Postado as 18/12/2020 08:39:42

Por UNE/Dipes

Com o objetivo de destacar a importância de ações coletivas para superar problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 2005 a data de 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Construir um mundo melhor e mais seguro para todos é o que se deseja com as ações propostas.

Segundo informações da ONU, nesse dia são reforçados com os governos os compromissos com acordos internacionais a respeito da necessidade da solidariedade humana para contribuir no combate à pobreza. Entre as iniciativas organizadas pela ONU destaca-se a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que conta com 17 objetivos, divididos em metas.

O objetivo número 10 é “Redução de desigualdades”, que visa a reduzir as desigualdades no interior dos países e entre nações. Entre as iniciativas desenvolvidas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates que vão ao encontro desse objetivo destaca-se o Ajudarinho, um programa que oferece bolsas de estudos a alunos carentes. 

Por meio desse projeto, 10 estudantes foram beneficiados, sendo quatro deles já formados. A Instituição acredita que programas como esse são capazes de transformar a vida das pessoas, contribuindo indiretamente para o combate à pobreza e à desigualdade social.

Conversamos com alguns dos estudantes e diplomados beneficiados pelo programa. Confira seus depoimentos:

Divulgação

Betina Biasibetti

Betina Biasibetti

Betina Biasibetti - Diplomada em Gestão de Recursos Humanos

Local de trabalho e área de atuação: Compradora na Bremil

“Com o auxílio do Ajudarinho consegui realizar um sonho. Se hoje eu tenho uma formação, é devido a ele. O ensino superior me proporcionou uma melhor colocação no mercado de trabalho. Hoje não atuo na minha formação, mas a considero totalmente ligada com as minhas funções diárias, em relação ao trabalho em equipe, comunicação, feedbacks. Tenho muito a agradecer a todos que colaboram para que o programa aconteça. A palavra que define isso tudo é gratidão. Espero um dia poder contribuir de alguma forma.”

Divulgação

Rubia Artus

Rubia Artus

Rubia Artus - Graduanda em Direito

Local de trabalho e área de atuação: Auxiliar jurídica no escritório Márcia Pierozan Advocacia

“Amadurecimento é a palavra certa para descrever tudo o que o ensino superior vem acrescentando na minha vida. Sem dúvida alguma, tornei-me uma pessoa mais madura, responsável e sonhadora. A cada semestre concluído sei que dou um passo a mais na concretização de um dos meus objetivos profissionais e, por que não, de vida. A Univates tem um papel fundamental, permitindo que, além de conhecimento, eu adquira experiência e confiança. 

Ser selecionada pelo programa Ajudarinho já foi uma conquista muito grande. Além do auxílio financeiro, foi me fornecido apoio psicopedagógico, que tem auxiliado no desenvolvimento e aprimoramento das atividades acadêmicas. Graças ao programa e ao Diretório Acadêmico do Curso de Direito – Jusvale, pude dar continuidade aos meus estudos.”

Divulgação

Maria Isabel de Oliveira

Maria Isabel de Oliveira

Maria Isabel de Oliveira - Graduanda em Gestão de Recursos Humanos

Local de trabalho e área de atuação: Auxiliar de produção em um atelier

“A chance de poder continuar os estudos permitiu com que eu abrisse minha mente social e intelectualmente, pois convivo com pessoas de culturas diferentes, sou questionada frequentemente sobre o meu posicionamento na sociedade e o que eu pretendo deixar para os que vierem depois de mim. Isso me faz crescer e querer ser alguém melhor a todo momento. Lembro-me até hoje do que me falaram durante o período de seleção dos beneficiários: o Ajudarinho é uma corrente de ajuda, em que os funcionários ajudam, a comunidade ajuda e futuramente os próprios beneficiários irão ter o desejo de ajudar outras pessoas. Sempre digo que se não fosse pelo Ajudarinho provavelmente eu teria trancado o curso. Por isso, sou extremamente grata a todos os envolvidos no programa, porque eles são fundamentais para que o meu sonho esteja tão perto de se concretizar e me estimulam a ajudar outras pessoas a concretizarem o sonho delas.”

Divulgação

Dandara Vargas Cardoso

Dandara Vargas Cardoso

Dandara Vargas Cardoso - Graduanda em Fisioterapia

Local de trabalho e área de atuação: Estagiária no Laboratória de Habilidades da Univates

“O ensino superior vem me abrindo portas, tanto para minha vida pessoal quanto profissional, me ajudando a conhecer novas pessoas e áreas de atuação que se encaixam no meu perfil profissional. O programa Ajudarinho está me proporcionando o sonho de fazer uma graduação, pois nem todos têm essa oportunidade. Sou muito grata a todos que me ajudaram e me ajudam na minha caminhada, se não fosse vocês nada disso seria possível. Ajudarinho, tornando sonhos realidade.”

Divulgação

Aline dos Santos

Aline dos Santos

 

Aline dos Santos - Diplomada em Administração - LFE Análise de Sistemas

Local de trabalho e área de atuação: Assistente financeira na Docile

“Com o curso superior tive acesso a uma nova realidade, que facilitou a busca de oportunidades e o crescimento profissional. O Ajudarinho foi essencial para que eu conseguisse concluir a graduação mais rápido. No início do curso a estimativa era de 10 anos para conclusão, com o Ajudarinho concluí em 5 anos e meio.”

Divulgação

Hueliton da Silva

Hueliton da Silva

 

 

Hueliton da Silva - Estudante do Técnico em Enfermagem

Local de trabalho e área de atuação: Recepcionista no Hospital Bruno Born 

“Acredito que o curso técnico irá mudar muito minha vida, abrindo muitas portas para novas oportunidades e cada vez mais aprendizagem e conhecimento. Depois do curso comecei a entender as coisas de outra forma e ter a certeza de que estou no caminho certo. Eu não poderia ter escolhido outra área a não ser essa. A ajuda que consegui com o Ajudarinho foi de extrema importância, pois não tinha condições de fazer o curso. Havia mudado há pouco tempo de cidade, era tudo novo, sem emprego na época, estava me adaptando e sem nenhuma condição financeira. Creio que esse programa é muito importante, pois faz com que sonhos possam ser iniciados. Sou muito grato por tudo que o programa me proporcionou. Embora não tenha muitas palavras para descrever, o sentimento é de gratidão por tudo.

Aproveite esta data para fazer a diferença você também e contribuir para causas e programas. Se você deseja fazer parte do time de contribuintes do Ajudarinho, clique aqui e saiba como ajudar. Se você já faz parte e gostaria de rever o valor da contribuição, acesse o mesmo link. Conheça mais sobre o Ajudarinho acessando www.univates.br/espaco-academico/ajudarinho.