Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente

Univates recicla 75% de seus resíduos sólidos por meio do Ecovates, serviço de gestão inteligente

Por Lucas George Wendt

Postado em 23/12/2020 10:54:53


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou este ano o Ecovates, serviço para gestão inteligente de resíduos. Em média, todos os dias, o Ecovates gerencia aproximadamente 600 kg de resíduos produzidos pelas atividades no campus. “A correta separação dos resíduos é fundamental para que uma maior quantidade deles possa ser destinada corretamente”, explica o coordenador do Ecovates, engenheiro ambiental Gustavo Antonio Schäfer. 

Os resíduos podem ser destinados de diferentes maneiras: para reciclagem, compostagem, descontaminação, coprocessamento, tratamento ou incineração, dependendo de suas características. Essas destinações também podem ser realizadas por empresas do Vale do Taquari que contratarem o serviço de gerenciamento de resíduos do Ecovates.

Gustavo diz que, em 2019, a Univates destinou cerca de 75% dos seus resíduos sólidos para reciclagem e quase 60% dos efluentes para compostagem. “Os resíduos gerados pelas nossas atividades são recolhidos, triados e armazenados no Ecovates até a sua destinação final para empresas devidamente licenciadas”, esclarece o coordenador. A assessoria da equipe especializada da Univates é um serviço ofertado às empresas que queiram gerir estrategicamente a sua produção de resíduos. 

Todos os copos que eram utilizados no campus acabavam sendo descartados e eram enviados para a coleta pública, tendo como destino final o aterro sanitário. “Como alternativas para algumas necessidades, substituímos os copos plásticos por copos de papel biodegradável. A decomposição acontece, em média, em três meses — enquanto que os copos plásticos podem levar entre 250 e 400 anos para se decompor”, explica o engenheiro ambiental. 

Com a realização de diversas ações ao longo dos últimos anos, a redução no número de copos utilizados é de mais de 60%. O que significa dizer que mais de 350 mil copos deixaram de ser gerados em 2019 em comparação com 2014. 

Descarte de resíduos para empresas 

A licença de operação do Ecovates, expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), licencia o local para gerenciar resíduos de outras empresas, prefeituras e comunidade como um todo. 

Inédito na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, o Ecovates realiza o gerenciamento inteligente dos resíduos, oferecendo aos clientes o serviço de coleta, quantificação, armazenamento temporário e destinação final ambientalmente correta, conforme as legislações vigentes.

O contato com o Ecovates pode ser feito pelo e-mail ecovates@univates.br ou pelo telefone (51) 98013-3900. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar