Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes da Univates recebem acompanhamento de carreira profissional

Postado as 18/01/2021 14:27:42

Por Vinicius Mallmann

 

O Aula+, nova proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, apresenta uma série de vantagens para os estudantes do modelo híbrido. Uma delas será a Trilha de Carreiras. Desenvolvido pela Central de Carreiras da Univates, a Trilha busca promover uma série de ações que visam a desenvolver o estudante no que se refere às suas escolhas profissionais. Essas ações são previamente planejadas em conjunto com os coordenadores e professores dos cursos para que todas as atividades sejam personalizadas de acordo com as necessidades de cada profissão.

Tuane Eggers

A Trilha está divida em três principais etapas: a primeira etapa se refere à busca de autoconhecimento e identificação ocupacional; na segunda etapa os estudantes terão o acompanhamento profissional visando à sua colocação no mercado de trabalho, com orientações para construir seu posicionamento profissional, construção de networking e de planejamento financeiro; e por fim, na fase final da trilha será realizada a construção do plano de carreira do estudante e haverá participação em mentorias. 

Todas as etapas serão integradas aos Ateliês (módulo onde os estudantes terão experimentação, de criação, de prática e de tentativa, erro e acerto), com a utilização de ferramentas, dinâmicas, materiais e eventos mediados por especialistas da área de carreiras da Univates, bem como com a parceria que temos com mentores e empresas da Região.    

 

Fernanda Possebon

De acordo com a consultora de carreiras da Univates, Ana Luisa Freitag, o acompanhamento oferecido pela Instituição permitirá que o estudante ingresse no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e planejada. “A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais que a Univates proporcionará aos seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades. Os estudantes terão todo o acompanhamento necessário de especialistas para o desenvolvimento de sua carreira desde o início da sua graduação".

A partir do primeiro semestre deste ano, estudantes dos cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais terão à sua disposição uma série de vantagens disponibilizadas através do Aula+. Para os demais cursos, o Aula+ estará disponível em até dois anos.

 

A nova proposta pedagógica e curricular da Instituição foi desenvolvida para proporcionar mais inovação, com mais experiências e conhecimento. No novo formato proposto pelo Aula+, o estudante não precisa estar na Universidade todos os dias da semana. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância. Além disso, as aulas serão organizadas de forma transversal em Seminários e Ateliês, e não mais em disciplinas. 

Saiba mais

 

A Central de Carreiras da Univates, empenhada em aproximar o estudante do mercado de trabalho, oferece um serviço de consultoria gratuito, por meio da Plataforma de Carreira. Também oferece um serviço de consultoria gratuito que inclui a análise de currículo e preparação de como se portar durante a entrevista.

Vestibular complementar

Interessados em ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2021 podem realizar sua inscrição no Vestibular Complementar da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A prova única de redação será aplicada de forma on-line ou presencial, no campus de Lajeado, no dia 26 de janeiro, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site univates.br/comeceaqui

Para o primeiro semestre de 2021, a Universidade oferece 29 cursos na modalidade presencial, e 18 cursos EAD. Quem optar por realizar a prova de forma presencial, deve se deslocar até a Recepção do Prédio 1, caso escolha por Lajeado, ou até um dos 17 polos da Instituição. Os candidatos devem portar  um documento de identificação e uma caneta azul ou preta. A utilização da máscara é obrigatória no campus da  Univates, e a Instituição garante que todos os protocolos de segurança serão rigorosamente seguidos.

 

Já no formato on-line, após realizar a inscrição, o candidato recebe um e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. O processo de correção acontece em até 48 horas, e o resultado será enviado para o e-mail do candidato que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates. As aulas para ambas as modalidades têm início em fevereiro.