Univates firma parceria com a ONU no programa Migrante Empreendedor

Postado as 26/02/2021 13:30:55

Por Vinicius Mallmann

A Universidade do Vale do Taquari - Univates firmou, recentemente, uma parceria com o programa Migrante Empreendedor. Realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e executado pelo Instituto Besouro de Fomento Social, o programa tem como objetivo contribuir para a integração econômica sustentável por meio da promoção de empregos formais e trabalho autônomo entre os migrantes dos países vizinhos ao Brasil.

Divulgação

De acordo com a professora do curso de Direito da Univates Rosmari Terezinha Cazarotto a construção da parceria vem ocorrendo em função das ações tomadas durante as enchentes de julho do ano passado, atrelado no contexto de pandemia que afetou a vida de muitos imigrantes em Lajeado. Rosmari ainda destaca que a parceria só foi possível em virtude das redes de contato oriundas do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul.

Com a parceria, a Univates ficou responsável por auxiliar na indicação de dez imigrantes residentes em Lajeado, e realizar a entrega dos materiais fornecidos pela ONU a eles. Os selecionados estão participando de uma capacitação, desde a última segunda-feira, dia 22, e se estende até a sexta-feira, dia 26. Além do certificado de participação no programa, estes alunos também poderão participar de uma incubação, durante 60 dias, na qual eles  receberão mentoria de um profissional da Besouro com o objetivo de incentivar a continuidade do negócio.

Para a professora, a parceria da Univates com a ONU no programa Migrante Empreendedor soma-se a outras atividades desenvolvidas com os imigrantes na cidade de Lajeado. “Esta ação orienta para a responsabilidade social enquanto Instituição de Ensino Superior. Quando juntamos forças e agregamos instituições e pessoas, criam-se ambientes e condições facilitadoras da inovação que podem contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e região”, relata.