Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fluxo migratório contemporâneo dinamiza pequenas cidades no Vale, indica pesquisa da Univates

Postado as 26/02/2021 16:50:04

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Os fluxos migratórios contemporâneos são diferentes daqueles que o mundo viu acontecer nos séculos XIX e XX. Atualmente há prevalência das migrações ocorrendo no sentido Sul-Sul, ou seja, quando indivíduos deixam seu lugar de origem, situado no Hemisfério Sul, procurando países situados também nesta faixa do globo. 

Essa perspectiva global é o que ocorre no Brasil, que recebe imigrantes oriundos de países da África, Ásia e região do Caribe; e o que também se verifica no Vale do Taquari. Um levantamento do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) também destaca outra característica dos movimentos migratórios humanos do século XXI: a interiorização das migrações, quando os sujeitos que migram se instalam em regiões no interior dos lugares de destino. 

No Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates o doutor Ivandro Rosa defendeu a tese “Fluxo migratório haitiano dinamizador de espaços em um pequeno município do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul – Brasil”, que trata sobre o tema da migrações contemporâneas e o seus reflexos. 

O trabalho teve a orientação do professor Eduardo Périco e da antropóloga doutora Margarita Rosa Gaviria Mejía. 

Ivandro Rosa/Divulgação

Reflexos da imigração 

“A presença dos imigrantes haitianos num município de pequeno porte no Vale do Taquari tem dinamizado a estrutura desta pequena cidade em diversos espaços: postos de trabalho, entidades religiosas e serviços públicos em saúde, educação e moradia”, afirma o doutor. 

A pesquisa procurou entender, justamente, como as políticas públicas e as redes de apoio têm buscado atender às novas demandas dos imigrantes contemporâneos, no caso do estudo, os haitianos, e quais os reflexos da presença dos grupos de imigrantes para o cotidiano de um município de aproximadamente 2 mil habitantes. O pesquisador investigou o período de 2014 a 2019.

Ao longo do trabalho o doutor observou pontos em que há interação dos imigrantes com a estrutura social local, como por exemplo, os setores públicos de acolhimento, áreas de trabalho e espaços de trocas culturais. A partir disso concluiu que os imigrantes têm contribuído para as localidades nas quais se instalam, além do auxílio com mão-de-obra, nas linhas de produção, principalmente nos frigoríficos de abate de suínos, também estimulando o dinamismo econômico das cidades, no enriquecimento cultural e na diversidade da população. 

No caso da cidade e do grupo pesquisados por Rosa, os imigrantes, por exemplo, buscam cultivar uma relação de confiança com o comércio local. Em terrenos não utilizados na cidade, geralmente emprestados por proprietários em troca de manutenção e limpeza, há a instalação de lavouras comunitárias que são utilizadas para plantio de cultivares típicas do Haiti, ou temperos e condimentos que são plantados tanto aqui quanto na ilha caribenha.

“Precisamos conhecer as nossas políticas públicas municipais e as redes de apoio aos imigrantes para podermos aprimorá-las e incluir estas pessoas como cidadãs com direitos de participação na sociedade a qual estão ajudando com seu trabalho e dedicação”, destaca Rosa. Dessa forma, as relações entre os atores sociais, os locais e os imigrantes, e o espaço que ocupam vai provocando mudanças - reflexos de um tempo em que diferentes culturas são postas lado a lado. 

Ivandro Rosa/Divulgação

Ajuda mútua

Rosa revela que observou que os imigrantes também se organizam em grupos e redes de apoio para superar as dificuldades. “Formas colaborativas são utilizadas pelos imigrantes na superação dos desafios, por exemplo, o que chamam de SAN - ‘Sociedade Amigos Necessitados’”, diz. 

É um sistema de governança interno criado pelos imigrantes, baseado em pacto de confiança, com o objetivo de angariar recursos para atender eventuais necessidades de membros do grupo. “Alguns emprestam o recurso, e gradativamente o beneficiado vai restituindo os contribuintes. Desta forma acontece uma rotatividade de auxílio a quem necessita”, avalia o pesquisador.

“Com técnicas de plantio orgânico consorciado, os imigrantes que dominam a técnica de cultivo - oriunda do interior do país caribenho, plantam feijão, quiabo, pimentão, batata-doce, guandu, caruru, entre outras”, diz o pesquisador. No momento da colheita, compartilham o alimento com todo grupo - inclusive com aqueles que são provenientes da capital haitiana, Porto Príncipe,  e que não dominam as técnicas agrícolas.

Imigração 

A Univates desenvolve diversas atividades voltadas aos imigrantes e, também, a entender os reflexos e os motivos dos processos migratórios contemporâneos no Vale do Taquari. Pesquisas com a de Ivandro Rosa são um exemplo, e projetos de extensão e pesquisa se somam ao trabalho institucional em torno da temática. Faz uma década da chegada dos primeiros imigrantes haitianos à região do Vale do Taquari. Estima-se que, de 2010 a 2019, se instalaram na região 2,6 mil imigrantes internacionais. Aproximadamente 1,7 mil são haitianos. Os outros 900 são de originários de 50 nacionalidades. Por exemplo, recentemente, uma parceria com o programa Migrante Empreendedor, da Organização das Nações Unidas (ONU), e executado pelo Instituto Besouro de Fomento Social, foi implementada pela Instituição. O programa tem como objetivo contribuir para a integração econômica sustentável por meio da promoção de empregos formais e trabalho autônomo entre os migrantes dos países vizinhos ao Brasil.