Nicole Morás

Fuvates parabeniza Hospital Bruno Born, de Lajeado, pelo destaque como uma das melhores casas de saúde do Brasil em pesquisa global

Postado as 05/03/2021 16:55:24

Por Fuvates

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - Fuvates parabeniza o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, pela conquista do destaque como um dos 100 melhores hospitais do Brasil, conforme levantamento publicado nesta semana pela revista norte-americana Newsweek, o “World's Best Hospitals 2021”, em parceria com a Statista Inc. 

O levantamento considerou a qualidade no atendimento, o corpo médico qualificado, os cuidados de enfermagem e a tecnologia de ponta, entre outras características, para determinar a posição dos hospitais no ranking. 

Relações comunitárias

A Fuvates, por meio de suas mantidas, com destaque para a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Saúde Univates, tem uma ampla relação com o HBB, que também é uma instituição filantrópica. Em 2021 o HBB completa 90 anos de história e atuação regional. A casa de saúde é mantida pela Fundação Beneficência e Caridade de Lajeado. 

A Universidade, no HBB, mantém o Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, que oferece aos estudantes de Medicina espaço para o internato médico, funcionando como o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO). Estudantes de diversos cursos da área da saúde também têm no HBB campo de estágio supervisionado por profissionais. Em parceria com o Hospital a Instituição já realizou o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. 

Por meio do Saúde Univates, a Fundação mantém serviços de fisioterapia e odontologia para pacientes oncológicos. Em breve, novas parcerias devem ser anunciadas entre as duas instituições. 

A união de forças de duas Instituições comunitárias, que surgem dos anseios da comunidade, promove desenvolvimento e qualidade de vida para a população do Vale do Taquari. 

Além deste novo reconhecimento, o HBB também tem distinções importantes, como ter sido Acreditado Nível 3 com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Apenas 3% dos hospitais brasileiros integram o grupo Acreditado Nível 3. 

O presidente da Fuvates, professor Ney José Lazzari, diz que a conquista do hospital comunitário de Lajeado e do Vale do Taquari, deixa a todos muito orgulhosos.

“Vemos comprovada, mais uma vez, a sua qualidade e o trabalho sério que é realizado no dia a dia. Nós da Fuvates e da Univates queremos parabenizar essa instituição. Sabemos o quanto as organizações já fizeram e o quanto ainda têm por fazer para a melhor qualidade de vida de todas as pessoas que residem nesta região. São essas organizações que honram e constroem a comunidade regional”
Ney José Lazzari, presidente da Fuvates

World's Best Hospitals 2021 - Brasil 

No total, o levantamento da Newsweek analisou mais 2 mil hospitais em todo o mundo, ranqueando a centena dos melhores em 25. Participaram: Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Brasil, Canadá, Índia, Austrália, México, Holanda, Polônia, Áustria, Tailândia, Suíça, Suécia, Bélgica, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Israel e Cingapura. 

Os países participantes do levantamento foram definidos com base em critérios como o padrão e expectativa de vida, tamanho da população e número de casas de saúde. Confira aqui o levantamento nacional completo.