Nos últimos 12 meses, o custo dos materiais de construção acumula alta de cerca de 20% conforme o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). No Rio Grande do Sul, alguns insumos do Custo Unitário Básico (CUB) tiveram uma variação superior a 90% no mesmo período, como o aço, que registrou variação de 93,3%.
Para evitar custos desnecessários e desperdício, uma das possibilidades é o controle de qualidade de materiais e produtos de construção. O coordenador do Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec) da Univates, Robledo Müller, explica que as análises garantem que quem está construindo receba o que está comprando e que o produto respeite as normas técnicas. “Temos vivenciado um avanço dos processos de inovação e a entrada de novas tecnologias na construção civil. O que antes era feito de forma artesanal e repetitiva, na própria obra, passou a ser industrializado, com o objetivo de ganhar em agilidade e qualidade”, explica.
Esse processo de desenvolvimento de novas tecnologias faz com que as indústrias da construção civil se tornem cada vez mais competitivas, nesse cenário de alta de preços, e precisem de profissionais técnicos e capacitados, além da garantia da qualidade de seus resultados.
Temos então as demandas de mercado, profissionais e empresas inovando e o laboratório passando a ter um papel cada vez mais importante validando os novos processos ou produtos. Como o investimento no controle de qualidade é baixo, temos, portanto, um ótimo custo-benefício Robledo Müller, coordenador do Latec
A tabela de valores varia conforme o ensaio, partindo de R$ 27,00 para ensaios de resistência à compressão em corpo de prova cilíndrico em concretos e argamassas e absorção de água em blocos e tijolos. Além de receber os materiais para os ensaios, o Latec também realiza a coleta de amostras no local em que a empresa solicitar, atendendo a todas as orientações normatizadas de amostragem para que a coleta seja adequada e não afete as características reais empregadas na obra.
Todos os laudos são assinados digitalmente, de maneira que a veracidade deles pode ser conferida no site do Latec. Além disso, o laboratório trabalha em pesquisas na área acadêmica da Instituição, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento dos futuros profissionais que a Univates capacita, aproximando-os das atividades desempenhadas pelo setor. Mais informações podem ser obtidas no site univates.br/latec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br.
Confira os ensaios disponíveis:
Agregados: ensaios em rochas, britas graduadas, areias, entre outros agregados utilizados na construção civil;
Argamassa: ensaios em argamassa para revestimento, assentamento e argamassa colante para cerâmicas;
Concreto: ensaios em concretos utilizados em todos os tipos de obras;
Solos: ensaios em solos para pavimentação de estradas, aterros, entre outros;
Betumes: ensaios em materiais betuminosos para uso em pavimentos;
Blocos, tijolos e similares: ensaios em artefatos utilizados na construção/pavimentação de edificações.