Alta no preço de insumos reforça importância do controle de qualidade de materiais de construção

Postado as 23/03/2021 14:23:34

Por Nicole Morás

Nos últimos 12 meses, o custo dos materiais de construção acumula alta de cerca de 20% conforme o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). No Rio Grande do Sul, alguns insumos do Custo Unitário Básico (CUB) tiveram uma variação superior a 90% no mesmo período, como o aço, que registrou variação de 93,3%.

Para evitar custos desnecessários e desperdício, uma das possibilidades é o controle de qualidade de materiais e produtos de construção. O coordenador do  Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec) da Univates, Robledo Müller, explica que as análises garantem que quem está construindo receba o que está comprando e que o produto respeite as normas técnicas. “Temos vivenciado um avanço dos processos de inovação e a entrada de novas tecnologias na construção civil. O que antes era feito de forma artesanal e repetitiva, na própria obra, passou a ser industrializado, com o objetivo de ganhar em agilidade e qualidade”, explica.

Esse processo de desenvolvimento de novas tecnologias faz com que as indústrias da construção civil se tornem cada vez mais competitivas, nesse cenário de alta de preços, e precisem de profissionais técnicos e capacitados, além  da garantia da qualidade de seus resultados.

Temos então as demandas de mercado, profissionais e empresas inovando e o laboratório passando a ter um papel cada vez mais importante validando os novos processos ou produtos. Como o investimento no controle de qualidade é baixo, temos, portanto, um ótimo custo-benefício
Robledo Müller, coordenador do Latec

Tuane Eggers

O laboratorista responsável do Latec, Henrique Ferronato, acrescenta que este contexto de alta dos preços e da falta de alguns materiais pode incentivar a troca de materiais ou de fornecedores o que pode, eventualmente, impactar na qualidade dos materiais utilizados. “Se antes, já era importante medir a qualidade, tendo um mercado ‘estável’, com vasta possibilidade de fornecedores e tempo para se fazer trocas de materiais da maneira correta, com o cuidado necessário para garantir que o cliente recebesse o que estava comprando, hoje com a instabilidade nos preços e na oferta de insumos, se torna primordial o controle tecnológico dos materiais presentes na construção civil”, afirma ele.

Ferronato acrescenta que, ao contrário dos insumos, o preço dos ensaios em geral não aumentaram. “Com os ensaios que realizamos no Latec uma empresa do ramo da construção pode manter relação de confiança referente aos serviços prestados perante seus clientes, garantindo a qualidade do material utilizado”, afirma ele.

A tabela de valores varia conforme o ensaio, partindo de R$ 27,00 para ensaios de resistência à compressão em corpo de prova cilíndrico em concretos e argamassas e absorção de água em blocos e tijolos. Além de receber os materiais para os ensaios, o Latec também realiza a coleta de amostras no local em que a empresa solicitar, atendendo a todas as orientações normatizadas de amostragem para que a coleta seja adequada e não afete as características reais empregadas na obra.

Todos os laudos são assinados digitalmente, de maneira que a veracidade deles pode ser conferida no site do Latec. Além disso, o laboratório trabalha em pesquisas na área acadêmica da Instituição, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento dos futuros profissionais que a Univates capacita, aproximando-os das atividades desempenhadas pelo setor. Mais informações podem ser obtidas no site univates.br/latec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br.

Confira os ensaios disponíveis:

Agregados: ensaios em rochas, britas graduadas, areias, entre outros agregados utilizados na construção civil;
Argamassa: ensaios em argamassa para revestimento, assentamento e argamassa colante para cerâmicas;
Concreto: ensaios em concretos utilizados em todos os tipos de obras;
Solos: ensaios em solos para pavimentação de estradas, aterros, entre outros;
Betumes: ensaios em materiais betuminosos para uso em pavimentos;
Blocos, tijolos e similares: ensaios em artefatos utilizados na construção/pavimentação de edificações.

Conheça o Latec

Tuane Eggers

Com o objetivo de assegurar a qualidade de produtos utilizados na construção civil, o Laboratório de Tecnologias da Construção (Latec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates disponibiliza cerca de 70 tipos de ensaios e serviços a empresas e à comunidade. As análises são realizadas com base nas características e exigências prescritas por normas vigentes, como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da American Society for Testing and Materials (ASTM), entre outras normas nacionais. São realizados constantemente investimentos em tecnologia, estrutura, equipamentos e aperfeiçoamento profissional, buscando atender da melhor forma às especificações necessárias das normas que englobam o setor das construções.