Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de extensão Habitar Bem, da Univates, renova parceria com município de Lajeado

Postado as 13/04/2021 09:13:51

Por Lucas George Wendt

O projeto de extensão Habitar Bem, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, recentemente, em março, renovou sua parceria com a Prefeitura de Lajeado por meio das Secretarias do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) e do Planejamento (Seplan). 

Representando a Prefeitura, na reunião estiveram presentes o secretário do Planejamento, o arquiteto e urbanista Giancarlo Bervian; a secretária da STHAS, assistente social Céci Gerlach; e a funcionária do setor de Assistência Social da secretaria, a assistente social Glaucia Arioti. Pela Univates, a reunião contou com a presença da professora coordenadora do projeto de extensão, Jamile Weizenmann; do bolsista Bruno Frohlich; e do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Cristiano Zluhan Pereira.

No encontro foram estabelecidas atividades e planejadas ações futuras de engajamento entre Universidade e o município relacionadas ao tema da habitação. Para a professora Jamile, a parceria que teve início em 2019 é uma conquista para os envolvidos, uma vez que permite unir esforços e ações em prol da comunidade e da aprendizagem dos estudantes. “Sabemos a atenção demandada pela a área da habitação e como as condições da moradia afetam e tensionam outros campos da vida do indivíduo, como a sua saúde”, afirma. A parceria potencializa ações que podem auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade ao mesmo tempo em que o estudante passa a conhecer e ser inserido na realidade regional. “Assim ele passa a reconhecer a importância do papel social do profissional de arquitetura e urbanismo no tema da habitação”. 

Divulgação

Apresentação dos projetos de banheiros

Apresentação dos projetos de banheiros

Para este ano 

Em 2021, o projeto de extensão seguirá com o apoio ao projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro (do CAU/RS), que vem ocorrendo em Lajeado desde 2020, no qual a Instituição na busca recursos e organiza ações para viabilizar as reformas necessárias em banheiros de residências de famílias carentes, além de seguir engajada com a organização do banco de doações de materiais de construção - que nasceu devido ao projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro, mas que se torna permanente para futuras necessidades de melhorias habitacionais. 

Em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates, o Habitar Bem desenvolve ações como  auxílio à regularização fundiária à proprietários de imóveis. A iniciativa conta com a parceria da Defensoria Pública Estadual e, no momento, aguarda para que possa ser retomada em virtude da pandemia da Covid-19. 

Integram a equipe do Habitar Bem os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo Cristiano Zluhan, Guilherme Osterkamp, Débora Righi, Marta Piccinini e os bolsistas Bruno Froelich e Bárbara Delazeri.  

O projeto 

O projeto de Extensão Habitar Bem teve início em 2019 na Univates, como um projeto voluntário. Atualmente faz parte dos projetos de extensão institucionalizados da Univates. O objetivo é promover a compreensão do papel social dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Direito e Engenharia Civil, a partir da relação dialógica entre estudantes e comunidade regional, permitindo construir novos saberes em relação ao tema da Habitação de Interesse Social e os desafios que se referem ao direito à moradia digna, contribuindo para a sua formação integral e para a transformação da comunidade. 

Por meio do projeto, os estudantes podem conhecer a realidade regional, principalmente no que se refere aos problemas sociais relacionados à habitação, aproximando o estudante dos sistemas de gestão urbana por meio do acompanhamento das ações junto aos setores competentes do Município, também são objetivos do projeto. Para isso, é preciso apoio das diferentes secretarias municipais envolvidas no processo a fim de realizar as ações.

Reunião com a Prefeitura, em março

Divulgação

Reunião com a Prefeitura, em março

Divulgação

Apresentação dos projetos de banheiros

Divulgação

Visita da equipe do projeto a residência

Divulgação

Logo ods-7