Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Planetário da Univates comemora sete anos com live

Postado as 13/04/2021 09:14:09

Por Lucas George Wendt

Isabel Pavan

 

De 22 de abril de 2014 a 22 de abril de 2021 a Terra terá dado sete voltas ao redor do Sol. São necessários 365 dias terrestres para que uma volta aconteça. É isso que permite que aniversários sejam comemorados anualmente. Uma comemoração é justamente o que a equipe do planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates está programando para celebrar o aniversário de sete anos do planetário no próximo dia 22 de abril, a partir das 9h. 

Os melhores momentos destes sete anos com o planetário e uma sessão virtual para comparar o céu de abril de 2014 e de abril de 2021 serão temas deste evento alusivo ao aniversário do planetário. A live terá transmissão pelo Youtube e poderá ser acessada sem inscrições ou custos.

O evento tem como objetivo fomentar a divulgação científica, o ensino de Astronomia  e reportar à comunidade um balanço das ações realizadas. O planetário é vinculado ao projeto de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos. As professoras Andréia Spessatto De Maman e Sônia Elisa Marchi Gonzatti serão as responsáveis por conduzir a atividade. A docente Andréia também é coordenadora do projeto de extensão ao qual o planetário da Universidade é vinculado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario@univates.br. 

Tuane Eggers

Conhecimento ao alcance de todos

O planetário da Univates é móvel e foi adquirido em 2014, por meio de fomento do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então já foram cerca de 20 mil pessoas atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade. 

O foco é a Educação Básica e o público em geral, e são abordados temas como fenômenos astronômicos, o Sistema Solar, os astros celestes, os mitos e histórias das constelações, entre outros. O planetário é vinculado à Associação Brasileira de Planetários (ABP) e, em 2018,  foi reconhecido, com o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). 

O que é um planetário? 

São espaços de ensino não formal, no qual acontecem atividades que promovem a  divulgação científica e que buscam aproximar o público da Astronomia, campo científico responsável pelo estudo do espaço e seus fenômenos. Planetários representam o céu terrestre, em geral o noturno, e por meio do auxílio de uma lente ou matriz em seu centro, os diferentes objetos celestes são projetados no teto em forma de cúpula numa perspectiva tridimensional. 

Logo ods-4