Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciências Exatas

Planetário da Univates comemora sete anos com live

Por Lucas George Wendt

Postado em 13/04/2021 09:14:09


Compartilhe

Os melhores momentos destes sete anos com o planetário e uma sessão virtual para comparar o céu de abril de 2014 e de abril de 2021 serão temas deste evento alusivo ao aniversário do planetário. A live terá transmissão pelo Youtube e poderá ser acessada sem inscrições ou custos.

O evento tem como objetivo fomentar a divulgação científica, o ensino de Astronomia  e reportar à comunidade um balanço das ações realizadas. O planetário é vinculado ao projeto de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos. As professoras Andréia Spessatto De Maman e Sônia Elisa Marchi Gonzatti serão as responsáveis por conduzir a atividade. A docente Andréia também é coordenadora do projeto de extensão ao qual o planetário da Universidade é vinculado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario@univates.br. 

O foco é a Educação Básica e o público em geral, e são abordados temas como fenômenos astronômicos, o Sistema Solar, os astros celestes, os mitos e histórias das constelações, entre outros. O planetário é vinculado à Associação Brasileira de Planetários (ABP) e, em 2018,  foi reconhecido, com o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). 

O que é um planetário? 

São espaços de ensino não formal, no qual acontecem atividades que promovem a  divulgação científica e que buscam aproximar o público da Astronomia, campo científico responsável pelo estudo do espaço e seus fenômenos. Planetários representam o céu terrestre, em geral o noturno, e por meio do auxílio de uma lente ou matriz em seu centro, os diferentes objetos celestes são projetados no teto em forma de cúpula numa perspectiva tridimensional. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar