Univates visita a secretaria de Educação de Vespasiano Corrêa

Postado as 15/04/2021 14:44:15

Por Lucas George Wendt

Desde 2013 a Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem contribuindo para a formação de professores nos mais diversos municípios do Rio Grande do Sul. São Pedro da Serra, Putinga, Carlos Barbosa são alguns deles. 

No último dia 12, as profissionais da Instituição, professora doutora Grasiela Bublitz, coordenadora dos cursos de licenciatura e coordenadora pedagógica do APE da Univates; e a coordenadora administrativa das assessorias pedagógicas, Viviane Theves Eckhardt, estiveram reunidas com a secretária de Educação do município de Vespasiano Corrêa, Marina Brustolin, também diplomada em Letras pela Instituição, para tratar de uma parceria com o objetivo de promover a formação de professores na cidade. A expectativa é de que as atividades iniciem em breve. 

Além de definidos temas do convênio para a formação continuada dos docentes do município, Grasiela e Viviane conheceram os espaços de educação da cidade. “Esse vínculo será muito produtivo para ambas as instituições”, destaca a professora Grasiela. A secretária de Educação de Vespasiano relata que a Univates é uma instituição preocupada com a educação na região e saúda a parceria com importante a qualificação do ensino em Vespasiano Corrêa. 

Marina é graduada em Letras pela Univates desde 2018 e a visita foi aproveitada para o estreitamento das relações entre a Universidade e o Município. “É muito gratificante ver nossos diplomados assumindo funções tão importantes e demonstrando interesse em qualificar ainda mais a educação”, relata a professora Grasiela.

Divulgação

 

 




Registro do encontro, que contou com uma visita técnica aos espaços de educação do município. 

A APE

As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas pela Univates para atender as necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. 

As programações são elaboradas a partir de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas.