Univates participa de palestras do World Creativity Day de Lajeado

Postado as 22/04/2021 14:14:18

Por Imprensa/WCD

Divulgação/WCD

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está integrando a programação do World Creativity Day (WCD) de Lajeado com atividades nos dias 21 e 22 de abril de 2021. 

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril. 

A edição de 2021 é a segunda edição na qual Lajeado participa, e a quarta do evento. Todas as atividades do Dia Mundial da Criatividade são gratuitas. A programação é acessada por meio do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo Dia da Criatividade (Android e iOS) ou pela plataforma oficial do evento na internet. Para mais informações, basta acessar o site oficial de Lajeado na plataforma do evento https://www.worldcreativityday.com/brazil/lajeado/home

Na quarta-feira (21), os professores da Univates, doutores Elizete Kreutz e Tiago Weinzenmann falaram, respectivamente, sobre criatividade como princípio e a criação e a experimentação no contexto da educação. Na quinta-feira (22), acontece mais uma participação representando a Instituição. A professora doutora Cíntia Agostini será responsável por uma palestra que tem como tema a conexão de conhecimentos em prol da resolução de problemas. 

Cintia palestra hoje, 22 de abril

Cintia palestra hoje, 22 de abril

Divulgação/WCD

Cintia palestra hoje, 22 de abril
Cintia palestra hoje, 22 de abril

Divulgação/WCD

Tiago palestrou em 21 de abril
Tiago palestrou em 21 de abril

Divulgação/WCD

Tiago palestrou em 21 de abril
Tiago palestrou em 21 de abril

Divulgação/WCD

Programação local 

Dezenas de nomes compõem o conjunto de palestras locais. O evento, em Lajeado, é coordenado pela jornalista e empreendedora Danielle Harth. A programação realizada coloca Lajeado ao lado de grandes cidades do mundo, como Barcelona, Vancouver, Dubai, Paris e Londres. "Estamos vivendo uma mudança de paradigma. O Fórum Econômico Mundial chamou a atenção dos líderes mundiais para o risco de uma nova "geração perdida". Neste contexto, a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades são fundamentais para garantir empregabilidade ou para fazer um negócio dar certo em nossa cidade. É por isso que estamos orgulhosos ao ver Lajeado fazendo parte do maior festival colaborativo de criatividade do mundo", afirma Danielle Harth. 

O evento 

A quarta edição do World Creativity Day é apresentada pela Kingston Technology, tem o patrocínio da AMBEV e do Grupo In Press e terá uma programação especial com 1400 atividades produzidas por líderes e inspiradores em mais de 120 cidades de 18 países ao redor do mundo com a missão de incentivar a criatividade e acelerar a revolução da aprendizagem, garantindo que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia. Em 2021, a meta é que 100 mil pessoas façam download do aplicativo do festival que, a partir de agora, contará com conteúdo durante todo o ano.

Confira a programação completa na cidade 

DIA 21 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

14h - Em tempos de incertezas, a arte não pára de pulsar

Marcelo Brentano – professor e diretor de teatro. É licenciado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

14h30min - Inovação na gestão pública como alicerce ao desenvolvimento

Paulo Kohlrausch - é especialista em liderança, inovação e gestão, com mais de 20 anos de experiência no setor público. Prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da AMVAT.

15h – A Criatividade como princípio

Elizete Kreutz – é professora-pesquisadora na Univates e Pós-Doc. É diretora da Marcas Mutantes, presidente do Observatório de Marcas.

15h30min - Negócios com visão sistêmica e consciência ambiental

Ito Lanius – Empresário, com formação em Administração e Agronegócios. 

16h - A necessidade de resiliência em um trabalho voluntário humanitário

Melissa Couto - psicóloga, Psicoterapeuta Analítica e Especialista e Pós-graduada em Psicologia das Emergências e Desastres e Gestão de Crises

16h30min – Negociando com o Diabo

Sérgio Diefenbach - Promotor de Justiça, Pós-graduado em Direito da Infância e Psicologia Positiva pela PUC-RS. Facilitador de Círculos de Paz e Justiça Restaurativa, pela Center for Justice & Peacebuilding, da EMU, Virginia-USA

17h – Criar e experimentar no contexto da educação 

Tiago Weinzenmann - é professor e coordenador pedagógico (UNIVATES). É gestor de programas de qualificação docente e de projetos institucionais que tratam da inovação no âmbito da educação.

DIA 22 DE ABRIL - QUINTA-FERIA

14h - O que avaliar antes de adotar novas tecnologias

Rafael Zanatta - Head do Hub de Inovação Vibee Unimed. Administrador de formação e especialista em Branding & Business. 

14h30min – A criatividade como meio de integração de imigrantes na cidade

Fabiana Braun - Arquiteta Urbanista (UNISINOS) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). 

15h - A dinâmica diária de uma empresa voltada à inovação

Ricardo Heineck - Sócio-diretor da Docile Alimentos, com formação em Administração.

15h30min - A conexão de conhecimentos em prol da resolução de problemas

Cintia Agostini - economista e Doutora em Desenvolvimento Regional. Gestora de Negócios e de Pesquisa do Parque Científico e Tecnológico.

16h - Uma cidade inteligente é uma cidade melhor pra se viver

Mariela Portz – Relações Públicas. Coordena a área de Inovação e Projetos Especiais do Governo de Lajeado-RS. É founder da Lica Health.

16h30min – A tecnologia está engolindo o mundo como o conhecemos?

Augusto Fleck - co-founder & CTO da BIMachine e Sócio-investidor da StaRS.

Saiba mais clicando aqui.