Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e técnicos para 2021A está disponível

Postado as 26/04/2021 16:17:57

Por Nicole Morás

Estudantes e professores dos cursos presenciais de graduação e técnicos da Univates podem registrar, até o dia 30 de junho, sua opinião na Autoavaliação dos cursos da Instituição por meio do link univates.br/avaliacao/.

Nicole Morás

Para o primeiro semestre de 2021, os instrumentos de avaliação foram adaptados considerando o formato de ensino atual das aulas. Os formulários contemplam questões relacionadas ao componente curricular e à coordenação do curso.

Durante o período da Autoavaliação, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com o propósito de auxiliar os professores da Univates, acompanhará periodicamente o desenvolvimento das atividades de sala de aula. Ao tomar como base os indicadores presentes nas perguntas objetivas e nas questões abertas dos instrumentos de avaliação, que são respondidos tanto pelos estudantes, quanto pelos professores, ações específicas serão desenvolvidas para assessorar os docentes ao longo do processo de avaliação, especialmente em situações que demandam suporte pedagógico.

Importância da Autoavaliação

Estas ações têm contribuído para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na Instituição, considerando, inclusive, a quantidade de componentes curriculares virtualizados em função das normas de segurança decorrentes da pandemia da Covid-19. O acompanhamento sistemático permite, por exemplo, promover alternativas viáveis para o desenvolvimento dos componentes curriculares não somente ao final do semestre, mas durante a realização das aulas. Além das questões pedagógicas, que são o foco principal do acompanhamento, é possível auxiliar professores em aspectos que digam respeito, também, ao bem-estar docente ao longo de cada semestre.

A Autoavaliação

Por ser disponibilizada em formato responsivo, a avaliação poderá ser respondida por meio de celulares e tablets, além do computador. Os respondentes podem editar sua resposta a qualquer momento até o último dia de avaliação, 30 de junho. Além disso, o formulário não precisa ser preenchido por completo logo de início - é possível retornar para o sistema em mais de um momento e continuar de onde parou. A identidade dos participantes é mantida em sigilo para proporcionar espaço aberto a opiniões e sugestões à Univates.

Você sabia?

Sugestões específicas referentes aos serviços ou à infraestrutura da Univates podem ser registradas no formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviços, disponível no Universo Univates, na aba “Ensino”, no menu superior da página. O recurso pode ser acessado durante todo o ano.