Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Univates prepara retorno presencial parcial das atividades de ensino para a próxima segunda-feira, 3 de maio

Postado as 29/04/2021 13:58:27

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, considerando o mais recente decreto publicado pelo Governo Estadual na noite da última terça-feira, 27, comunica à comunidade acadêmica que fará o retorno parcial das atividades presenciais de ensino a partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do coronavírus. 

O novo decreto do Governo do Estado modifica as regras do modelo de distanciamento controlado; extingue momentaneamente o sistema de cogestão, até 10 de maio; e determina que todo o RS esteja sob a bandeira vermelha - o que garante às Instituições de Ensino a permissão para que sejam realizadas atividades presenciais. 

Na Univates, o que retorna? 

Nos cursos de graduação presenciais e técnicos, as práticas poderão voltar a ser realizadas no campus, assim como as visitas técnicas e os estágios supervisionados de todas as áreas. Situações pontuais de eventuais locais externos à Instituição que estejam com impedimentos serão analisadas pelas coordenações de curso. As disciplinas teóricas permanecem com as aulas virtualizadas. 

As aulas da Educação Continuada e dos cursos de especialização Lato Sensu também retornam à presencialidade.  

Os cursos de Mestrado e Doutorado mantêm as atividades virtualizadas. 

Os estudantes receberão informações sobre as dinâmicas de suas aulas futuras por meio de seus professores, que vão articular o agendamento das aulas com a equipe administrativa da Instituição. 

As orientações de segurança para a permanência na Instituição serão enviadas aos estudantes da Univates em vídeo ao longo desta semana. 

Em caso de dúvidas o Atendimento Univates está à disposição por meio do telefone 0800 7 07 08 09 e do e-mail atendimento@univates.br. 

Como a Instituição está se preparando? 

O novo decreto estabelece a possibilidade de hibridização das atividades para a educação, ou seja, a ocorrência simultânea das aulas em formato presencial e virtual, para aqueles que não estão aptos a estarem nas instituições presencialmente. 

A Instituição está trabalhando com o planejamento que seria adotado no início de 2021, considerando os diferentes currículos e as propostas de aula, de forma a garantir o acompanhamento remoto e simultâneo para aqueles que não tiverem condições de estar fisicamente presentes. O estudante que não puder estar na Univates de forma presencial para suas aulas deve abrir um protocolo específico para informar sua situação em Universo Univates > Acadêmico > Protocolos online > Abertura de protocolos > Impedimento voluntário relacionado à Covid-19

As atividades presenciais acontecerão em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5m entre as pessoas, conforme estudo elaborado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) da Univates. Ficam vedadas atividades coletivas que envolvam contato físico. 

Ao chegar ao campus, a medição da temperatura será feita nas recepções dos prédios. A Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e uso coletivo são higienizados com frequência pela equipe responsável. 

Lucas George Wendt

Recomendações à comunidade acadêmica 

• Caso apresente algum dos sintomas, comunique as unidades de saúde de seu município. Permaneça em casa e evite ter contato com pessoas enquanto estiver com sintomas. 

• Estudantes devem encaminhar pedido de Tratamento Acadêmico Excepcional (TAE) por protocolo on-line, para os casos de doença que não sejam de Covid-19;

• Higienize frequentemente as mãos com água, sabão e álcool 70º;

• Evite tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

• Evite contato próximo com pessoas doentes;

• É vedado o compartilhamento de chimarrão e água;

• Traga sua própria garrafinha de água e não a compartilhe;

• Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.