Sisa inicia na próxima segunda-feira e aborda questões relacionadas à saúde no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19

Postado as 14/05/2021 13:33:34

Por Nicole Morás

Em 2021 o Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa) da Universidade do Vale do Taquari - Univates chega à sua 11ª edição. Neste ano o evento tem como tema norteador das discussões os desafios e perspectivas da saúde no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19. O evento acontece de forma on-line entre os dias 17 e 21 de maio.

A programação, aberta à comunidade e gratuita para os estudantes e professores da Universidade, trará virtualmente vários pesquisadores para a Univates, entre eles Pedro Rodrigues Curi Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cientista que coordena o Epicovid-19, maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil, e um dos nomes de maior destaque no País no enfrentamento à pandemia. O pesquisador ministrará a conferência “A vida e a ciência em tempos de pandemia”.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Cássia Regina Gotler Medeiros, a programação contempla várias áreas do campo da saúde, com conferências sobre os desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) durante e após a pandemia, com o Dr. Jairnilson Silva Paim, um dos principais pensadores da Saúde Coletiva no Brasil, o desenvolvimento de vacinas, as mudanças sociais ocasionadas pela Covid-19, biodiversidade e pandemia, entre outras.

Haverá a oportunidade de conhecer como foi a organização regional para o combate à pandemia, debater sobre o papel de cada profissão nesse trabalho e acompanhar apresentações da produção científica de estudantes, professores e profissionais da comunidade. Foram inscritos cerca de 170 trabalhos
Cássia Regina Gotler Medeiros, coordenadora do evento

O Sisa reúne os estudantes das áreas de Ciências da Vida e Ciências Médicas, além da comunidade regional interessada nos temas que fazem parte da programação. As inscrições nas atividades já estão abertas. Para a comunidade, a taxa de inscrição é de R$ 30,00. Mais informações podem ser conferidas no site do evento – https://www.univates.br/evento/sisa – ou com o setor de Cultura e Eventos da Univates, pelo e-mail eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943.