Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“Marias: histórias para além das grades”: livro de projeto da Univates será lançado no dia 24

Postado as 21/05/2021 11:34:25

Por Redação Univates

Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve um projeto de extensão que busca promover melhores condições para mulheres privadas de liberdade. O projeto já desenvolveu diversas iniciativas durante o seu tempo de atuação e, recentemente, produziu um livro - cujo lançamento está programado para a próxima segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, virtualmente. 

"Marias: histórias para além das grades" é o nome da obra e a apresentação do material à comunidade acontece durante o painel virtual "Dignidade e pertencimento: por uma sociedade que dê atenção às problemáticas do cárcere". O evento marca o Dia Nacional do Detento, constituindo um espaço de reflexão sobre as relações entre a sociedade e as pessoas privadas de liberdade. 

Conforme a coordenadora do projeto de extensão, professora doutora Silvane Fensterseifer Isse, na data pretende-se que sejam problematizadas questões relativas ao encarceramento e os problemas enfrentados pelas pessoas privadas de liberdade. Para a docente é papel da Universidade promover essas discussões. “Ampliar a participação da comunidade em ações como essa dá visibilidade às iniciativas da Univates e fortalece o caráter comunitário da Instituição”, comenta a professora. 

O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo endereço www.univates.br/eventos. Para mais informações é possível entrar em contato com o setor de Cultura e Eventos da Univates por meio do telefone (51) 3714 7000, ramal 5943, ou do e-mail eventos@univates.br.

O livro 

“Marias: histórias para além das grades”

O livro narra as histórias de vida das mulheres. Fala sobre a vida no cárcere, sobre as relações de pessoas privadas de liberdade com a sociedade e sobre as experiências do projeto Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional. Foi escrito por 22 autores: voluntários, bolsistas, diplomados e professores da Univates e diferentes membros da comunidade com diferentes vínculos com o projeto de extensão Marias. 

O painel virtual 

"Dignidade e pertencimento: por uma sociedade que dê atenção às problemáticas do cárcere": 

As convidadas discutirão sobre o perfil das mulheres do Presídio Feminino de Lajeado, sobre os direitos humanos no cárcere, sobre as dificuldades enfrentadas pelos egressos das instituições prisionais. As convidadas serão a defensora pública Janaína Neuls Diel, que atua na vara de execuções criminais de Lajeado; a advogada e ex-voluntária do projeto Marias Yasmine Haas Beuren; e a oficial do Ministério Público Carmen Lucia Sampaio Spalding. A mediação é da professora Silvane Fensterseifer Isse. 

O projeto Marias 

O Projeto Marias é desenvolvido no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. Busca promover oportunidades de formação aos acadêmicos, diplomados e outros interessados em conhecer o meio social e cultural do cárcere feminino; exercitar a escuta, o acolhimento, a comunicação, o diálogo e a empatia, a partir do conhecimento e compartilhamento das diferentes histórias de vida, e contribuir para a sensibilização, socialização e humanização da permanência das mulheres participantes do projeto. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do projeto por meio do e-mail projetomarias@univates.br

Logo ods-16