Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza programação para a Semana do Meio Ambiente

Postado as 04/06/2021 09:18:16

Por Redação Univates

A Univates está realizando uma programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. O evento é de 1° a 5 de junho (terça a sábado). Estão programadas atividades presenciais e virtuais, além de muito conteúdo publicado nas redes sociais: no Instagram, em @univates, e no Facebook.  

Programação

Semana do Meio Ambiente - 1 a 5 de junho

Dia 01/06 - terça-feira - 17h - Contação de histórias no IGTV do Instagram da Univates (@univates). 

Dia 04/06 - Ação do Ecovates para recebimento de Eletrônicos; Pilhas e baterias; Lâmpadas; Medicamentos; Roupas e calçados. Distribuição de mudas nativas Local: Complexo de Resíduos (Av. Bento Rosa, 2516). Também ha distribuição de mudas nativas.

Dia 05/06, 10h30min às 11h30min - Oficina de Brincadeiras em Meio à Natureza (virtualizadas, pelo Google Meet). As inscrições estão encerradas. 

Confira algumas ações da Univates relacionadas ao Meio Ambiente

A Univates é uma das organizações que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil que estão previstos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). As ações relacionadas ao Meio Ambiente incluem 7 objetivos.Esses temas são abordados nas mais diferentes iniciativas da Univates, como projetos de pesquisa, atividades de extensão e trabalhos de sala de aula. 

ODS 6 - Água Potável e Saneamento - A Univates possui quatro sistemas de captação pluvial instalados pelo campus, com reservatórios para até 141 mil litros de água.

ODS 7 - Energia Limpa e Acessível - O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates abriga a Usina Solar da Univates, composta de 912 painéis solares fotovoltaicos instalados em 1.504,81 m2 de cobertura, gerando em média 15.419 kW/mês. 

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - Sustentabilidade é um dos eixos do CRIE Smatrt Cities,  um evento que promove a integração das áreas do conhecimento da Univates a fim de discutir os assuntos que permeiam o futuro das cidades e que ocorre em agosto de 2021.

ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis - Em suas pesquisas, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis adota uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima - Um projeto inovador da Univates foi a criação de um combustível alternativo e renovável: o GNVerde. O novo combustível foi gerado com experimentos utilizando biometano e é resultado de anos de pesquisa da Univates e do Consórcio Verde-Brasil. 

ODS 14 - Vida na Água - Há diversos anos  a Univates é parceira para a realização do Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado

ODS 15 - Vida Terrestre - Uma das pesquisas desenvolvidas no PPGAD busca entender como, dentro de um recorte territorial, os elementos culturais e físicos afetam a ecologia e a conservação das populações animais.