No sábado passado, dia 26 de junho, nosso Tecnovates - Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari completou 7 anos de uma estrutura dedicada às parcerias e novos negócios. Desde então, a Univates, através do Tecnovates, oferta à região e a todo Estado do Rio Grande do Sul, um ambiente de inovação, com pesquisadores e infraestrutura à disposição para a pesquisa, o desenvolvimento e a geração de negócios inovadores.
São mais de 70 parceiros que estão conosco e mais de 20 projetos de empresas e organizações ativos nesse momento. Da ideia até a implementação nos negócios, o Parque atua intermediando o desenvolvimento de produtos, serviços, processos inovadores ou contribui, via Incubadora Tecnológica, da ideação, validação até a consolidação de negócios, sejam estes de alunos, professores e da comunidade do Vale do Taquari.
Espaços de pesquisa, espaço de troca, espaço de negócios, isso é viabilizado no Tecnovates enquanto ambiente de inovação da Univates para o Vale do Taquari. Cada ano que passa iremos comemorar a consolidação do nosso Parque, pois é fundamental todos os empreendedores estaduais e nacionais contribuírem para a conversão de tantas ideias que temos circulando no país, para o desenvolvimento de novos negócios e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que contribuem para que nos tornemos mais competitivos, mais produtivos, diferenciados e diferenciadores.
Isso só é possível com todos os movimentos que acontecem em nossa região, no Estado e no País, em prol da inovação, e o papel do nosso Tecnovates é aproximar empreendedores e o conhecimento produzido na Univates, para que tenhamos resultados em prol do desenvolvimento dos negócios e do território nos quais estes estão inseridos, ou seja, desenvolvimento de toda nossa comunidade. Vida longa ao Tecnovates e muito obrigada a todos parceiros!
Texto originalmente publicado como artigo de opinião em A Hora.