“A Ecosofia NAT é uma resposta que surge dos diversos saberes e inspirações que me compõem e me atravessam desde sempre, vindos da sensibilidade e da força primordial da infância, do devir poético da adolescência e, na maturidade, entrelaçados aos conhecimentos acessados da Comunicação, da Psicologia, da Antropologia, da Sociologia, da Ecologia, da Filosofia, da Educação, da Arte, das Ciências Ambientais e Espirituais, sejam mais ancestrais como o Yoga ou mais contemporâneos, como a Ecologia Profunda, a Ecopsicologia e a Arteterapia”, revela a docente.
Na Univates, a docente, em suas pesquisas no PPGAD, desenvolveu a metodologia proposta no livro, a Ecosofia NAT, baseada em intervenções em uma área de saber emergente, a comunicação ambiental.
“A Ecosofia NAT tem se mostrado uma potente possibilidade de ecoterapia ou ecoarteterapia (presencial ou on-line), pois os acoplamentos entre a natureza, a arte e as tecnologias são criadores de corpografias que integram o ser ao mundo por meio da criação de uma paisagem biopsicossocioambientalespiritual em si mesmo, que possibilita o ser transbordar. Nada mais ecosófico e próximo do sentido da palavra comunicação”, explica Jane.
