A Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando nesta semana mais uma edição do Seminário Institucional. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho e tem como objetivo ser um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico e as diretrizes estratégicas da Instituição.
O encontro de hoje contou com um grupo de docentes e gestores técnico-administrativos da Univates e da Fundação Univates participando presencialmente e a maior parte dos docentes acompanhando a atividade virtualmente.
Na abertura, os pronunciamentos de boas-vindas foram feitos pela reitora, professora Evania Schneider, e pela pró-reitora de Ensino e vice-reitora, professora Fernanda Storck Pinheiro.
Na palestra de abertura do Seminário, que aconteceu logo após os pronunciamentos, o convidado Ihanmarck Damasceno dos Santos, professor da Universidade Tiradentes, trouxe dados das duas últimas décadas. “O futuro é tema de relevância para o pensar estratégico de uma organização”, afirmou, fazendo um retrospecto histórico para embasar seus argumentos. O palestrante dedicou parte de sua apresentação para discutir dados do sistema do Ensino Superior para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.
“Existe um caminhar induzido pelas autoridades educacionais em direção à maior inserção da educação fora da sala de aula, como, por exemplo, diretrizes para maior aproximação entre o ensino e a extensão por meio da curricularização”.
Damasceno declarou que uma nova sistematização curricular é uma realidade que vai estar posta às instituições, perpassando a valorização dos professores enquanto orientadores e o maior protagonismo e autonomia dos estudantes. “Arquiteturas novas serão necessárias. Fora do Brasil já é uma realidade a mudança dos espaços de aprendizagem, que veio para ficar”.
Castanho defendeu que, independentemente do formato, é necessário melhorar a qualidade da presença e das relações humanas, com mais respeito às individualidades e mais personalização da educação, tendo a tecnologia e a curadoria como aliadas. “A educação a distância como estamos vivendo não vai continuar, pois estamos digitalizando o antigo, ao contrário de criar o digital”, argumentou.
Para Castanho, a relação de oposição entre os conceitos de presencial e a distância deve ser invertida, com os atores envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem passando a considerar os momentos síncronos e os assíncronos como o que realmente importa no ensino. Ele defendeu que a presença física e a presença virtual já não são mais tão importantes quanto a possibilidade de oferecer serviços de educação ao vivo ou por streaming, nos quais o acesso é sob demanda do interessado.
A programação do Seminário Institucional segue durante a tarde da quarta-feira e ao longo da quinta-feira, com atividades voltadas aos grupos de docentes e técnico-administrativos que estão realizando as atividades.