Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Itamar Vieira Junior, autor do romance Torto Arado, abrirá programação do 7º Diálogos na Contemporaneidade

Postado as 16/07/2021 14:36:37

Por Lucas George Wendt

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Nesta edição, o evento será realizado de forma virtual de 18 a 20 de outubro. Em 2021, o Diálogos terá como tema para guiar as discussões a (re)descoberta do mundo e a busca do comum. A programação de oficinas e palestras foi divulgada. 

As inscrições para ouvintes já estão abertas. Para mais informações, o setor de Cultura e Eventos da Univates está à disposição pelos e-mails dialogos@univates.br e eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943. 

Adenor Gondim



Dia 18

O escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do romance “Torto Arado”, abre a programação, com palestra na noite do dia 18, a partir das 19h. O autor é ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. 

Dia 19

O dia 19 é recheado de atrações. Durante a manhã, uma roda de conversa com o  Instituto Brasileiro de Ecologia abordará “A descolonização do imaginário na perspectiva da ecopsicologia”. A atividade inicia às 9h30min, com Marco Aurélio Bilibio. 

Na sequência, a oficina com o Atelier Prateado acontece das 11h às 12h, ministrada por Enio Bergamaschi. No mesmo horário, outras oficinas estão programadas: “O mundo (re)descoberto aqui: relações internacionais na sala de aula”, com o professor Mateus Dalmáz; e “A poética das existências mínimas”, com Tuane Eggers. Também será realizada uma roda de conversa com o artista Paulo Beltrão. 

Durante a tarde, salas de apresentação de resumos científicos e de relatos de experiência estão agendadas para as 13h30min. 

Já à noite, a peça de teatro “Terra Plana”, com o Grupo Teatral Casa de Ferreiro, das 19h às 20h, abre a programação. A montagem é interativa, em que o público colabora para o desenrolar da trama. A peça é um evento cultural promovido em parceria com o Teatro Univates. Os interessados poderão se inscrever somente para assistir ao espetáculo, com ingressos no valor de R$ 10,00. 

Dia 20

No dia 20, novas rodas de conversa e oficinas acontecem pela manhã. A programação conta com a roda de conversa sobre a “Escola Schumacher”, das 9h às 11h, ministrada por Beatriz Tadema. Temas variados serão abordados nas as oficinas oferecidas na sequência, das 11h às 12h: uma sessão virtual do Planetário Univates, com a professora Andréia Spessatto De Maman; a oficina “Educação e cidadania fiscal: em busca do bem comum”, com a professora Leila Hammes; e a oficina “Haicai: arte e natureza”, com as docentes Jane Mazzarino e Rosiene Almeida Souza Haetinger. O relato de experiência “Tudo o que coube numa VHS”, com o Grupo Magiluth, encerra a programação da manhã do terceiro dia de evento. 

Além das salas de apresentação de resumos científicos e de relatos de experiência, realizadas das 13h30min às 17h30min, durante a tarde o espetáculo de dança “Coreô on-line”, das 16h30min às 17h30min, com o Grupo de Dança Caleidos, integra a programação. 

O diálogo de encerramento, na noite do dia 20, será “A importância do discurso social e tecnológico para constituição do comum”. Ele acontece das 19h às 22h e será ministrado pelos pesquisadores Maria da Glória Corrêa di Fanti e Joseph Burgaya, além de contar com a participação do artista Paulo Beltrão. 

Divulgação/Univates

Submissões seguem

A submissão de trabalhos acontece até o dia 31 de julho de 2021. Na sétima edição do evento, novidades também se relacionam com as modalidades de submissão à disposição dos interessados. Além dos trabalhos acadêmicos, em 2021 há a possibilidade de compartilhamento de relatos de experiências por qualquer pessoa que desenvolva algum trabalho ou projeto social que contemple as temáticas dos grupos de trabalho do evento. Para saber mais e realizar a submissão de trabalhos, clique aqui.  

As sessões de resumo científico serão constituídas por relatos breves de investigações científicas. Os trabalhos submetidos nessa modalidade poderão ser propostos por professores, acadêmicos e pesquisadores que tenham se dedicado ao tema do grupo de trabalho escolhido. A duração da apresentação oral, durante a realização do evento, será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

As sessões de relato de experiência serão compostas por compartilhamento de experiências desenvolvidas por um autor, uma equipe, uma entidade ou uma organização, que possam contribuir para sua área de atuação. De natureza essencialmente prática, experimental e vivencial, os relatos não devem ser resultados de pesquisa, mas ter como objetivo socializar atividades, exitosas ou não, que contribuam com a discussão, a troca e a proposição de ideias para pensar sobre a comunidade. O relato de experiência também deverá convergir com a temática do grupo de trabalho escolhido. A duração da apresentação oral será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

Divulgação/Univates