Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Concurso vai premiar as melhores ideias para praças de Colinas

Postado as 13/08/2021 14:04:10

Por Redação Univates

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau), firmou mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Colinas. Colinas é reconhecida como “Cidade-Jardim” e, neste sentido, a administração municipal de da cidade procurou a Universidade em busca de mais qualificação para as praças do município. 

Uma forma de viabilizar a parceria e, ao mesmo tempo, envolver os estudantes de graduação em uma situação real foi a promoção de um concurso de ideias para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com o objetivo de identificar as potencialidades de cada um dos espaços públicos do município. As áreas escolhidas para o concurso são a Praça dos Pássaros, a Praça da Entrada e a Praça Zoo Vegetal (Eldo Schöller).

Divulgação

Reunião entre representantes da Univates e da Prefeitura

Ao longo de agosto, a Univates e a Prefeitura de Colinas irão realizar consulta à comunidade buscando identificar as principais atividades e a potencialidades de cada uma das praças da cidade. Do contato da Instituição com a Prefeitura Municipal, entendeu-se que a participação da comunidade no processo é importante, pois as respostas dos colinenses servirão como informação de base para a proposta do concurso de ideias direcionado aos estudantes da Univates. 

“As praças são elementos fundamentais da cidade, pois são o símbolo do espaço público. Ou seja, são áreas para convivência, troca, exercício da democracia e também para descanso e contato com a natureza. Mais do que isso, acredita-se que as praças têm potencial de reforçar a imagem do município como ‘Cidade-Jardim’, explicitando muitos dos elementos positivos de Colinas”, comenta o professor Marcelo Arioli Heck, coordenador do concurso.

O concurso, cujo edital será lançado aos estudantes em breve, vai promover a criatividade entre os acadêmicos a partir da compreensão de que a universidade é um espaço propício para a discussão, além de estimular o despertar de ideias e o desenvolvimento de exercícios hipotéticos na forma de estudos de caso - o que colabora para o aperfeiçoamento das habilidades e dos aprendizados dos futuros profissionais. 

Mais informações serão divulgadas nas redes sociais da Univates, da Prefeitura Municipal de Colinas e do Semeia Emau.

Logo ods-9