Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates seleciona voluntários para participar de pesquisas

Postado as 27/08/2021 09:52:11

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está selecionando voluntários para participar de pesquisas científicas. 

No momento, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) busca, na comunidade, voluntários que se enquadrem nas especificações propostas pelos projetos de pesquisa, conforme é possível conferir a seguir.

Pesquisa sobre a memória emocional em pacientes com transtorno bipolar e transtornos depressivos e a relação com o funcionamento cognitivo e trauma na infância

Estão sendo selecionados voluntários para uma pesquisa que irá avaliar as funções cognitivas, como memória, atenção, concentração, quociente de inteligência estimado (QI estimado), memória emocional, entre outros aspectos. No primeiro momento estão sendo recrutados voluntários que não tenham as condições pesquisadas (transtornos psiquiátricos e depressivos) como grupo de controle.   

Quem pode se voluntariar? Podem participar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos, que não tenham transtornos psiquiátricos e neurológicos e sem histórico familiar de transtornos psiquiátricos e neurológicos. 

Como será a participação? Os participantes não terão custos com a participação na pesquisa e, ao final, receberão uma cartilha com informações referentes à memória e atenção. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br para agendamento de entrevista.

Até quando? A busca por voluntários não tem prazo determinado para finalizar. 

Pesquisa sobre validação CRASH

Outro projeto que busca voluntários anônimos é o que aborda a Escala de Avaliação de Reserva Cognitiva em Saúde (CRASH), com o objetivo de verificar sua validade e confiabilidade na população brasileira. O estudo conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Quem pode se voluntariar? Pode participar qualquer pessoa com idade acima de 18 anos. 

Como será a participação? O estudo será realizado de forma on-line para segurança dos sujeitos avaliados e dos avaliadores durante a pandemia. Será aplicado um protocolo estruturado para coletar informações sociodemográficas e clínicas e a aplicação de escalas para avaliar a reserva cognitiva. Os questionários são autoaplicáveis, ou seja, podem ser respondidos pelo próprio voluntário, e serão preenchidos por meio do Google Formulários, neste link

Até quando? A busca por voluntários não tem prazo determinado para finalizar. 

Pesquisa sobre TDAH

A pesquisa busca realizar um tratamento complementar natural para sintomas de atenção, hiperatividade e impulsividade. Para participar, é necessário que os interessados tenham diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A médica pediatra responsável pela pesquisa é Isabel Barros Hubner, mestranda do PPGCM.

Quem pode se voluntariar? Crianças que apresentam TDAH, com idade entre 7 e 12 anos. 

Como será a participação? Serão realizadas consultas no Centro Clínico Univates, nas quartas-feiras, das 8h30min às 12h, para administração e acompanhamento da resposta ao tratamento complementar natural. É desejável que as consultas sejam agendadas pelo telefone (51) 99871-1906 para evitar tempo de espera. 

Até quando? A busca por voluntários não tem prazo determinado para finalizar. 

Pesquisa sobre impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental e memória emocional dos professores da Educação Básica

O projeto tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia de covid-19 na memória emocional, qualidade de vida e sintomas psiquiátricos em professores da Educação Básica, comparado a um grupo de controle.

Quem pode se voluntariar? Na pesquisa será realizado um estudo comparativo da saúde mental dos professores da Educação Básica com a população em geral. Caso você não seja professor, público ao qual se direciona o estudo, pode participar como grupo de controle, ou seja, do grupo comparativo. Interessados devem se inscrever neste link. O contato da pesquisadora é o e-mail rafaela.schwertner@universo.univates.br. 

Como será a participação? A participação consistirá em responder a um questionário sociodemográfico e a escalas: Escala do Impacto do Evento – Revisada (IES-R), Escala tecnoestresse RED/TIC, Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS), Brief WHOQOL – World Health Organization Quality of Life Instrument; versão brasileira. O tempo previsto para realizar todos os procedimentos é de aproximadamente 30 minutos. Serão garantidas a confidencialidade e a privacidade das informações prestadas. Qualquer dado que possa identificar o participante será omitido na divulgação dos resultados da pesquisa, e o material será armazenado em local seguro.

Até quando? A busca por voluntários não tem prazo determinado para finalizar. 

Logo ods