No Brasil, pela Lei nº 13.585/2.017, de 21 a 27 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que busca promover a inclusão social desse segmento populacional por meio de ações de conscientização da comunidade em geral. Na Universidade do Vale do Taquari-Univates, algumas ações contribuem para o atendimento e inclusão dessas pessoas.
Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates atende pacientes de toda a região do Vale do Taquari. Uma das áreas de atuação é com pessoas com deficiência, inclusive de bebês por meio dos atendimentos de estimulação precoce que favorecem o seu desenvolvimento psicomotor e melhoram a sua qualidade de vida.
Em poucos dias fizemos a avaliação, que foi um momento importante para a gente, pois havia profissionais nos dizendo que a Helena iria conseguir, que ela seria estimulada e seguiria em frente Camila Corrêa, mãe da Helena
Com o início dos atendimentos veio também a pandemia por coronavírus, o que impossibilitou as atividades presenciais. O trabalho seguiu de forma remota, com teleatendimento para que Camila pudesse realizar os exercícios com Helena em casa. “Retornamos para as atividades presenciais assim que foi liberado e o desenvolvimento da Helena começou a deslanchar, ela foi alcançando os marcos de desenvolvimento. Além disso, ela tinha um contato social e a família foi incluída no processo, não era um momento apenas do terapeuta e dela. Isso foi muito bom, pois não houve aquele processo de separação e sempre foi respeitado o tempo dela e tudo ocorreu de forma lúdica. Muitas vezes ela nem quer ir embora”, acrescenta a mãe Camila.
Conforme a professora Magali Grave, o atendimento no espaço de saúde é globalizado. “Isso significa que precisamos entender, primeiro, que se trata de uma criança na sua integralidade, para só então olharmos para as suas necessidades relacionadas às ações terapêuticas. E, ainda assim, temos esse olhar individual e globalizado para as dimensões que envolvem o desenvolvimento da linguagem, da sua capacidade motora, cognitiva e afetiva de cada criança. Além dos estudantes que só aprendem tendo esta experiência real, fazemos um trabalho com participação dos pais, que são fundamentais para dar continuidade ao processo de estimulação em casa”, explica ela.
Saiba mais - A Clínica-Escola
A Clínica-Escola de Fisioterapia foi inaugurada no ano de 2007 e desde 2010 possui convênio com o SUS, o que possibilitou a ampliação dos atendimentos em fisioterapia e hidroterapia à comunidade.
O serviço da Clínica ocorre de forma integrada com a área acadêmica. As disciplinas práticas do bacharelado em Fisioterapia, projetos de extensão, atividades voluntárias e do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial ocorrem nas dependências da Clínica-Escola, sendo todas as atividades supervisionadas por profissionais fisioterapeutas e/ou docentes do curso.
