Na última quarta-feira, 1º de setembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Garibaldi lançaram, em ato oficial no município, o projeto do Laboratório de Alfabetização, que atenderá crianças de 6 a 10 anos com reforço escolar. Considerada inovadora, a iniciativa tem como objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças que tenham seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19. Inicialmente serão beneficiados cerca de 140 estudantes.
O projeto é uma das parcerias resultantes do contato entre a administração pública de Garibaldi e a Universidade. As atividades já iniciaram ontem, 2, e estão sendo realizadas em quatro salas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, em Garibaldi.
O ato oficial contou com a participação de uma comitiva da Univates composta pelas equipes que prestarão suporte às atividades por meio do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), da Assessoria Pedagógica Externa (APE) e do setor de Educação a Distância (EAD).
A reitora, professora Evania Schneider, e a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, estiveram presentes no ato, que também contou com a presença do prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, do vice-prefeito, Sérgio Chesini, da secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, e da presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Persetti.
Investindo em educação
A professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, uma das coordenadoras da iniciativa por meio da APE, detalhou que as equipes de pesquisa da Universidade na área da educação também acompanharão o desenvolvimento dos trabalhos pelos monitores e professores selecionados, com o objetivo de, ao fim, entregar ao município um relatório completo sobre o processo com as crianças. “Queremos que este projeto dê muito certo e que tenha vida longa, mas, acima de tudo, que possa promover a alfabetização dos pequenos estudantes”.
A secretária de Educação de Garibaldi, Beatriz Arregui Sopelsa, em sua fala, agradeceu a Universidade pela rápida atenção dedicada ao tema quando o município iniciou as discussões sobre o projeto.
O projeto
O projeto foi organizado considerando dois encontros semanais para cada criança, de setembro a dezembro. Cada encontro terá duração de 1 hora e 45 minutos, com foco nas carências específicas de cada estudante ocasionadas pelo processo de adaptação da aprendizagem ao contexto da pandemia. O modelo adotado será o do projeto de extensão Alfab&Letrar, criado pela Univates. Serão realizadas atividades didático-pedagógicas com experiências lúdicas, que promovem a alfabetização e o letramento.
Formação dos monitores e professores
Na última semana, os professores e monitores selecionados pela Univates para atuar em Garibaldi estiveram no campus da Instituição, em Lajeado, para participar de formação específica para o projeto.