Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docentes do curso de Ciências Contábeis são diplomadas pelo PPGSAS da Univates

Postado as 03/09/2021 14:27:27

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Em 2021B a Universidade do Vale do Taquari - Univates passou a contar com duas novas docentes no quadro de professores. Iane de Brito Reiter e Joice Inês Kist compartilham, além de terem iniciado suas atividades de docência na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), o fato de serem mestras pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Instituição, experiência que ambas descrevem como fundamental para o ingresso na docência. 

Kemily Monçani

Iane de Brito Reiter

Iane de Brito Reiter

 

Iane ministra os componentes curriculares Prática Contábil Trabalhista e Perícia Contábil e Arbitragem no curso de Ciências Contábeis em 2021B. Para ela, o PPGSAS contribuiu muito para a sua trajetória profissional. “Ele me permitiu desenvolver uma visão mais ampla do papel do contador, minha área de atuação, levando em consideração o papel social e os aspectos ambientais dessa atuação. O mestrado me proporcionou, de forma intensa, uma visão dos impactos da atuação do profissional contábil no seu contexto”, relata. 

 

Sobre a docência, Iane demonstra empolgação com o desafio assumido recentemente. “É uma honra ser docente na Univates. Com essa oportunidade espero poder ajudar os estudantes da melhor forma, graças ao PPGSAS, que me permitiu amadurecer”, explica. “Como docente, eu vejo que o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento se dá aproveitando as oportunidades de escrever, publicar e compartilhar, e hoje estou praticando isso com os estudantes”. 

Joice Inês Kist

Kemily Monçani

A professora Joice também atua no curso de Ciências Contábeis, ministrando os componentes curriculares Constituição e Operacionalização de Organizações, Contabilidade Tributária e Contabilidade do Agronegócio e do Terceiro Setor. “Quando mais jovem, eu pensava em ser professora e atuar na docência”, revela. 

“Os caminhos me levaram para outra direção, mas sempre tive a intenção de fazer um mestrado. O PPGSAS não está vinculado diretamente à minha profissão como contadora, mas a uma linha mais voltada à gestão. No mestrado, pude me aproximar do tema da gestão do negócio de produtores orgânicos. E foi uma experiência incrível”, assegura a mestra. 

Na avaliação de Joice, o PPGSAS é um programa prático, por ser um mestrado profissional. “Isso me chamou muito a atenção, uma vez que ele permite aliar a docência, se existe a intenção de seguir por esse caminho, ao mesmo tempo que contribui diretamente para a atuação do profissional no mercado de trabalho”. 

“Aceitei a proposta de ser docente na Univates para avaliar se eu quero seguir esse caminho na minha vida. Continuo muito feliz com o convite que recebi. De alguma forma me encontrei. Eu sempre tive a Univates como uma referência. Se alguém me pergunta se eu indico o PPGSAS, eu digo que sim. É um ambiente muito dinâmico, repleto de oportunidades”, finaliza a professora Joice. 

PPGSAS está com inscrições abertas

São disponibilizadas 15 vagas para ingresso no PPGSAS. As inscrições podem ser feitas em http://www.univates.br/ppgsas/processo. Após o preenchimento dos dados, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 100,00. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de outubro. A seleção consiste na análise do currículo Lattes de cada candidato, análise do projeto de pesquisa e entrevista por videoconferência. Clique aqui para saber mais

Logo ods