Documentário da Univates sobre a "Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari" será lançado em 15 de setembro

Postado as 10/09/2021 17:30:40

Por Nicole Morás

O première de lançamento do documentário "Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari", projeto da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que foi contemplado em edital da Fundação Marcopolo e da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc, está previsto para acontecer no dia 15 de setembro às 19h10min ao ar livre, com projeção na estrutura arquitetônica do Teatro Univates.

Divulgação

O objetivo do evento é tornar público para toda a comunidade do Vale do Taquari o resgate histórico regional de povos indígenas e negros e disponibilizar no Youtube do Teatro Univates a produção audiovisual, que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. O curta-metragem foi gravado em Lajeado e em Arroio do Meio.

Três setores estão envolvidos na produção da obra: o setor de Cultura e Eventos, na administração e gestão da produção; os historiadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU/MCN) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), responsáveis pela pesquisa histórica e mapeamentos das comunidades indígenas e quilombolas da região; e a TV Univates, que foi responsável pela roteirização, gravação e edição do filme. Em caso de chuva, o lançamento será transferido para o dia 22 de setembro.